MS Delas

Search
Close this search box.
30°C

Outono começa com calor e chuva em MS

Foto: Olga Cruz

O outono começa oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h01 (horário de MS), mas os primeiros dias da nova estação em Mato Grosso do Sul seguirão com características do verão, marcados por altas temperaturas e pancadas de chuva isoladas.

De acordo com Climatempo, a influência da umidade vinda do Norte do País, combinada às condições atmosféricas, favorece a ocorrência de chuvas pontuais.

O risco de pancadas mais intensas nesta quinta-feira (20) se concentra no extremo norte do Estado, na divisa com Mato Grosso e Goiás.

Em Campo Grande, não há alerta para tempestades. A capital terá predomínio de sol, pouca nebulosidade e temperaturas elevadas.

A máxima prevista é de 31°C, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde, embora sem volumes significativos.

Outras cidades como Corumbá, Ponta Porã e Naviraí também devem encerrar a semana com tempo firme e baixa probabilidade de chuva.

Para sexta-feira (21), o sol volta a predominar em todo o estado. Em Campo Grande, a temperatura pode atingir os 32°C, sem previsão de chuva.

Segundo Climatempo, as regiões leste, sul e oeste de Mato Grosso do Sul encerrarão a semana com tempo estável, enquanto o extremo norte e o noroeste do estado ainda podem registrar pancadas isoladas. A umidade vinda de Mato Grosso e Goiás pode favorecer a formação de nuvens carregadas nessas áreas.

Mudança no tempo

A partir de sábado (22), instabilidades vindas do Paraguai aumentarão a umidade sobre Mato Grosso do Sul, elevando as chances de chuva.

Durante o dia, o sol ainda aparecerá na capital sul-mato-grosso e as temperaturas continuarão elevadas, superando os 30°C, mas a partir da tarde poderão ocorrer pancadas moderadas a fortes em regiões do centro, oeste, sul e sudoeste do estado.

No domingo (23), o risco de temporais aumenta. O dia será marcado por muita nebulosidade e chuvas frequentes em Campo Grande e em outras regiões do Pantanal, sul, leste e norte do estado. Com a presença de nuvens e umidade elevada, a temperatura tende a ficar mais amena.

As condições climáticas do fim de semana indicam a necessidade de atenção para possíveis alagamentos e ventos fortes em algumas áreas.

Segundo a Climatempo, o fenômeno La Niña, que influenciou o verão, está no fim e não deve mais impactar o clima na América do Sul.

Um possível El Niño costeiro pode se formar em abril e atuar até maio, mas esse padrão não costuma influenciar o Centro-Oeste. Assim, o outono de 2025 transcorrerá sob condição de neutralidade térmica no oceano Pacífico equatorial.

Caracterizado como uma estação de transição entre o período chuvoso do verão e o tempo seco do inverno, o outono registra uma redução gradual da chuva.

Especialmente a partir de maio, os volumes de precipitação passam a depender da passagem de frentes frias. Também são comuns dias de grande amplitude térmica, com manhãs amenas ou frias seguidas de tardes quentes, além da queda nos níveis de umidade relativa do ar.

Para Mato Grosso do Sul, a Climatempo prevê temperaturas acima da média em todas as regiões do estado.

Isso não significa que não haverá dias frios, mas as massas de ar frio que atingirem o estado terão curta duração.

A primeira incursão ampla de ar frio no centro-sul do Brasil pode ocorrer ainda na primeira quinzena de abril, com possibilidade de resfriamento acentuado na fronteira com o Paraguai. No entanto, a chance de geada na estação é baixa.

Fonte: Primeira Página

Você também pode gostar...