Ao som da apresentação do Coral da Universidade da Maturidade (UMA), secretários, diretores-presidentes, secretários-executivos, vereadores, deputados, doutores, mestres, professores e, o governador e vice-governador do Estado, prestigiaram na noite desta terça-feira (26), em Dourados, a cerimônia que deu posse para mais quatro anos de mandato à reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.
“Há 20 anos a UEMS não tinha uma posse de reitor e vice-reitor com a presença do governador do Estado. Então muito obrigado pela sua presença governador Eduardo Riedel, e a sua também vice-governador Barbosinha, a nossa comunidade acadêmica fica muito honrada nesta noite”, declarou emocionado o reitor reeleito, Professor Laércio Alves de Carvalho.
Em sua fala, Eduardo Riedel revelou estar “sem fôlego” com as palavras proferidas pelo magnífico reitor da UEMS. “Uma noite de muita emoção, recheada de muito simbolismo, liturgia, em uma sociedade que ainda é muito desigual a universidade tem um papel crítico e crucial na vida das pessoas, a UEMS tem cumprido com o seu papel. Por isso falei para o Laércio, que não poderia deixar de estar presente aqui hoje”.
O governador do Estado também fez questão de cumprimentar a sua comitiva que o acompanhou até Dourados para a solenidade. “Agradeço a todos que vieram comigo aqui hoje: ao secretário Marcelo Miranda, da Setescc; ao Eduardo Rocha, secretário da Casa Civil. Cumprimento também o Edu, nosso mais novo diretor-presidente da Fundação de Cultura. Quero saudar também a Ana Paula Assunção, nossa mais nova diretora-presidente da Escolagov, a Escola de Governo que tem dado grande contribuição ao nosso Estado”.
Manter a expansão da universidade através de projetos de inserção social e continuar trabalhando para a excelência no ensino com extensão e pesquisa. Essas são as principais metas do reitor reeleito e da vice-reitora eleita, Professora Luciana Ferreira da Silva.
Para a Uems Campo Grande, o reitor destacou que a universidade está elaborando, com apoio do governador Eduardo Riedel e da bancada federal, um projeto pedagógico para implantação, em 2024, dos cursos de fonoaudiologia, terapia ocupacional e serviço social.
Junto com medicina, que já existe, os cursos serão ligados ao centro de especialidades voltado para atender pessoas com autismo, a ser implantado na unidade do Bairro Santo Amaro. “Nesse centro, pretendemos ter várias especialidades e a principal delas, o nosso carro-chefe, será o atendimento de referência para o autismo no Centro-Oeste, para diagnosticar, monitorar e oferecer melhor tratamento através da ciência”.
Olga Cruz