MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Prefeita Adriane Lopes apresenta calendário de ações, entrega selo à instituições amigas da mulher e apoia lançamento de livro 

Em celebração ao Mês da Mulher, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, abriu a segunda-feira (4) cumprindo uma extensa programação especial realizada pela Subsecretaria de Mulheres (Semu) e instituições parceiras, na Casa da Mulher Brasileira. A agenda foi marcada pela apresentação do calendário de ações alusivas ao mês da mulher, pelo lançamento do livro “Com a Palavra, as Mulheres”, pela entrega do selo – Compromisso com a Igualdade de Gênero e pela assinatura do Termo de Cooperação com o MPT.


Representantes do Executivo Estadual, Municipal e de instituições públicas e privadas, prestigiaram o evento lotando o auditório da Casa da Mulher Brasileira. 


A subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul, Manuela Nicodemos, representou o governador Eduardo Riedel.


O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foi representado pela conselheira substituta, Dra. Patrícia Sarmento. A presidente da BPW Campo Grande, Eliene Amorim, representou a diretoria da ACICG-MS.


Ao MS DELAS, Adriane Lopes destacou que a Prefeitura de Campo Grande vai promover durante todo o mês de março ações em prol da mulher. “Vamos levar às escolas municipais e as associações, grupos de mulheres conscientizando que aqui em Campo Grande, nós temos sim, políticas públicas para as mulheres, que aqui temos um trabalho efetivo que não se resume somente ao mês de março”. 

A prefeita ainda ressaltou que a Prefeitura de Campo Grande oferece uma rede de apoio que é de suma importância para que as mulheres conheçam os seus direitos, se posicionem e estejam onde elas desejam estar. 

“Campo Grande é a Capital das Oportunidades para todas as pessoas. E, as mulheres, em nossa gestão também têm o seu espaço especial reservado. Acompanhem o nosso calendário através de nossas redes sociais e também pelas redes sociais da Prefeitura Municipal. Março será um mês intenso de ações para todas as mulheres da nossa Capital”, finalizou Adriane Lopes. 


A subsecretária de Políticas para as Mulheres, Carla Stephanini, pontuou sobre as ações que serão desenvolvidas neste mês de março e ressaltou a importância do livro “Com a Palavra, as Mulheres”, lançado pela Semu com apoio da Prefeitura de Campo Grande. 

“O livro reúne 14 depoimentos de mulheres que foram atendidas pela Casa da Mulher Brasileira e que conseguiram sair do ciclo de violência e do relacionamento abusivo em que viviam. Elas contam as suas histórias e demonstram que buscando ajuda profissional, que o acolhimento humanizado, que com a proteção dos serviços oferecidos pela Casa da Mulher Brasileira é possível sim recomeçar a vida livre de violência. O livro retrata liberdade, paz, dignidade e respeito a essas mulheres. São essas histórias que retratam que ao final da violência sofrida, elas conseguiram reconstruir as suas vidas”, afirmou Carla Stephanini. 

“Com a palavra, as mulheres” é de autoria da Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande, organizado pela psicóloga social Márcia Paulino e a jornalista Sara de Oliveira Lucas, que entrevistaram e colheram os depoimentos de mulheres atendidas pelos diversos serviços oferecidos na Casa da Mulher Brasileira. 


Além do lançamento oficial da obra, houve também a entrega do diploma e do selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero” (CIG), criado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semu, na busca por direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres.

O Selo instituído por meio do Decreto nº 13.248 de 18 de agosto de 2017, foi inspirado nos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres, conferidos pela ONU Mulheres Brasil, em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global, para ser concedido às instituições públicas e privadas, que se comprometam a adotar, no âmbito de sua esfera de competência, ações efetivas em favor da igualdade de gênero no mundo do trabalho. 

Foram certificadas com o selo a Cooperativa de Crédito poupança e investimento Sicredi Campo Grande MS, Digix – Soluções em Software, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Lady Driver e Associação Comercial de Campo Grande.

Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande foi a primeira cidade a lançar o selo. 


Na ocasião, também ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação com o Ministério Público do Trabalho/MPT, para a soma de esforços na efetiva implementação das ações, medidas e políticas públicas voltadas para as mulheres visando reverter valores oriundos de Termos de Ajuste de Conduta com empresas signatárias, ao FUNDOMULHER, por intermédio de depósito/transferência em conta corrente específica do próprio fundo.


FUNDOMULHER 

Criado no âmbito do município de Campo Grande por meio da Lei nº 6.104 de 18/10/2018 e tem como objetivo captação de recursos para implementação da política pública para as mulheres. A criação do Fundo foi uma ação pioneira no Estado.

Toda a programação do calendário pode ser conferido clicando AQUI

Olga Cruz

Você também pode gostar...