Em reunião institucional com a Diretora Agnes Maria da Costa e equipe técnica, o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, acompanhado do diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Gonsales, reafirmou em Brasília, a importância da liberdade de atuação das agências estaduais nos convênios de fiscalização da distribuição, o avanço na metodologia dos custos de referência, a possibilidade de fiscalização dos serviços de transmissão e a implantação de uma rede trifásica em regiões rurais.
Com o objetivo de obter avanços importantes para garantir a qualidade da distribuição do serviço de energia elétrica que chega a cada sul-mato-grossense, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) levou à discussão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propostas que aprimoram a descentralização, liderando um debate nacional sobre o melhor modelo de convênio entre a agência federal e os estados.
“São posicionamentos que já vimos discutindo com a Aneel, numa iniciativa que é de interesse de diversas agências estaduais, e que estão avançando. Nós temos um excelente time, temos conhecimento e queremos fazer cada vez mais entregas”, afirma Carlos Alberto.
“Esses avanços no modelo de convênio são uma discussão necessária, e a AGEMS está se antecipando e trazendo a responsabilidade de promover esse debate, que beneficia os Estados e os consumidores”, completa Matias.
Integração
Na Aneel, os dirigentes também participaram do INTEGRA, evento sobre as melhores práticas associadas à mediação e relações de consumo aplicáveis ao setor elétrico.
Integração e troca de experiências marcaram o debate, onde a analista da Ouvidoria da AGEMS Anahi Bigarella apresentou à Aneel e a outras agências estaduais as ações, resultados e projetos inovadores que vêm sendo implementados, como o AGEMS Perto de Você e a interação entre Ouvidoria e área técnica de fiscalização.
Redação