Mato Grosso do Sul é exemplo de desenvolvimento econômico e social, com atração de investimentos privados em diversos setores que geram emprego e renda para a população, e também beneficiam países vizinhos, como o Paraguai, por meio do projeto logístico da Rota Bioceânica, que abrange várias áreas e tem o Estado como seu eixo central. A realidade atual sul-mato-grossense é reconhecida internacionalmente, sendo elogiada pelo presidente paraguaio Santiago Peña, em visita oficial realizada entre ontem (2) e hoje (3).
Com projeção de obter o terceiro maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) – 5,3%, conforme a mais recente Resenha Regional do Banco do Brasil – no País em 2025, Mato Grosso do Sul se destaca como verdadeiro um celeiro de oportunidades que consolidam o ambiente local como próspero, inclusive e propício para negócios, sejam de pequeno porta, até os investimentos globais bilionários. A visão desenvolvimentista regional agrega ainda a sustentabilidade e a eficiência a partir da infraestrutura e da tecnologia como pilares.
“Compreendemos que a melhor política social de um país é a geração de emprego. E ninguém vai gerar emprego se o custo é do empresário para financiar uma burocracia que impede o desenvolvimento do setor privado. A oportunidade para Mato Grosso do Sul e para Paraguai é única, e o Mato Grosso do Sul também compreendeu que o caminho do sucesso tem que ser ágil, eficiente. Por isso, eu estou muito feliz de trabalhar com o governador Eduardo Riedel, pois o sucesso desta gestão é visível”, declarou o presidente paraguaio.
Santiago Peña esteve nesta manhã de sexta em reunião com empresários e lideranças sul-mato-grossenses no prédio da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e, ali, falou sobre as boas impressões que leva do Estado, onde visitou as obras da ponte binacional da Rota Bioceânica em Porto Murtinho, a nova planta da gigante do ramo de proteína animal, JBS, em Dourados, e a fábrica de celulose da Suzano, em Ribas do Rio Pardo.
“Fiquei muito feliz de presenciar quando o dono de JBS falou que tem negócios em vários países do mundo e em estados do Brasil, mas que ninguém trabalha como o Mato Grosso do Sul. Eu quero reconhecer a amizade e tudo o que o governador está fazendo para o Paraguai e para o Brasil”, disse Peña durante a reunião com empresários brasileiros.


A visita de Peña reforçou o laço histórico-cultural entre paraguaios e sul-mato-grossenses, além de fomentar iniciativas comerciais e administrativas entre ambos os poderes. “Para nós de Mato Grosso do Sul o crescimento e o desenvolvimento do Paraguai é o nosso crescimento e desenvolvimento, temos isso como uma estratégia”, frisou o governador Eduardo Riedel.
Também presente no encontro com empresários na Fiems, Riedel completou que “somos uma região integrada, com laços culturais fortíssimos” e que “Quando o presidente Peña fala de transformar o Paraguai no país mais competitivo da América do Sul, que assim seja e que a gente possa compartilhar dessa situação, pois certamente vai impactar de maneira muito positiva aqui no nosso Estado”, finalizou o governador ao comentar a relevância da integração regional.

Agendas: ponte em Porto Murtinho
A agenda do presidente paraguaio em Mato Grosso do Sul teve início ontem (2), em Porto Murtinho, com uma visita técnica à obra da ponte da Rota Bioceânica, que vai ligar o Estado ao Paraguai. A visita começou no lado paraguaio, em Carmelo Peralta, e terminou no lado brasileiro.
A principal obra da estrada que ligará o Brasil ao Chile já tem 80% dos trabalhos concluídos, e está sendo construída para encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros a rota marítima das exportações brasileira para a Ásia. Em uma viagem para a China, por exemplo, a redução do tempo pode chegar a 23%, ou seja, entre 12 a 17 dias a menos.
“O Paraguai com certeza foi o país que mais investiu para que a Rota se tornasse efetiva, com recursos para pavimentação de quase 600 quilômetros ao longo dos anos”, disse Riedel ao falar sobre a obra, que recebe recursos da Itaipu binacional para ser realizada.





