Os moradores do Distrito de Fala Verdade, no município de Corguinho, celebraram o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, com uma procissão e com uma costelada dançante, que contou com o apoio do vereador de Corguinho, Gilmar Salazar.


“Ficamos dois anos sem procissão por causa da pandemia. Em 2022 fizemos para um grupo pequeno de pessoas. Agora neste ano, resolvemos ajudar para que mais pessoas participem e celebrem o dia de Nossa Senhora Aparecida”, declarou o vereador Salazar.


Salazar ainda ressaltou a alegria em ver tantas pessoas participando, pedindo as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida. “A procissão é importante porque a gente consegue demonstrar para a comunidade, de forma concreta, a devoção à Nossa Senhora”.
Para dona Branca, cozinheira que comandou os trabalhos na cozinha fazendo os acompanhamentos da costelada, que serviu cerca de 500 pessoas da comunidade, o momento é de gratidão. “Tudo o que fazemos é de coração. E saber que tantas famílias vão alimentar seus filhos também neste Dia das Crianças, é muito gratificante”.
Fala Verdade
O sugestivo nome – Fala Verdade, surgiu segundo relatos de moradores antigos do distrito, quando ainda o lugar era um garimpo. Quando o garimpeiro terminava o seu serviço, antes de ir embora, o chefe do garimpo perguntava: “Quantos quilos de ouro você conseguiu garimpar hoje? Fala a verdade!”, foi assim q surgiu o nome do distrito, de tanto os garimpeiros ouvirem a célebre pergunta.
Pertencente a Corguinho, o município começou a ser fundado em 1931, quando uma leva de garimpeiros, nortistas e nordestinos tomaram conhecimento dos garimpos nos Córregos Carrapato e Formiga. Ao se instalarem junto ao Córrego Fala Verdade e insatisfeitos com o local, desceram o rio Aquidauana até a foz do Ribeirão Corguinho. Fincaram as bases de um povoado que deu origem à atual sede do município de Corguinho.
O distrito de Fala Verdade, pertencente ao município de Corguinho, conta com muitas belezas naturais, como o rio Aquidauana, Cachoeira do Rio do Peixe, com 70 mts de queda d’água. Outro atrativo é o Hotel Anew, conhecido por comercializar sua água terapêutica em todo o mundo.
A região foi usada como garimpo por muitos anos e atraiu diversos moradores, em meados de 1950.
Confira nas imagens um pouquinho do evento em Fala Verdade.


























Olga Cruz