Dia 27 e 28 de junho acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo o 2º. Congresso Nacional pela Paridade – COMPAR, uma realização do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres.
O Fórum foi criado em 2021, e participamos como presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher desde seu nascedouro, juntamente com a Carla Stephanini, Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Campo Grande e que com o passar do tempo foi tomando forma e hoje já conta com 21 entidades.
Formado pelo Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público Estadual e Procuradoria do Trabalho, Defensoria Pública, Procuradoria do Estado, Associação Nacional de Procuradores,Adepol, Amansul, TCE-MS, dentre outras do poder judiciário e suas associações, também entidades de classe como a OAB, Conselhos de Arquitetura e de Odontologia, terceiro setor como ABMCJ e Paridade de Verdade.
Ano passado realizamos o 1º. Congresso Nacional no Bioparque com muito sucesso e este ano estamos realizando o 2º. Congresso Nacional, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Palácio Popular da Cultura.
Dentro do Congresso acontecerão diversas palestras com mulheres de muita expressão e protagonismo em nosso pais, tais como a Deputada Federal e Procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Edilene Lobo ministra do Tribunal Superior Eleitoral e a jovem jornalista influenciadora com o programa no GNT junto com o filósofo Karnal, Gabriela Prioli, além de outras não menos importantes.
E para concretizar desejo antigo de reunir registro de mulheres protagonistas de suas vidas conseguimos autorização do Fórum para lançar um livro dentro do Congresso e partir daí começamos a luta contra o tempo para concretizar tal empreitada do livro em apenas 60(sessenta) dias.
Esse desejo tomou forma com a colaboração imprescindível da Editora Rede Amigas de Negócio da grande amiga Noemia Frazão, que também tinha essa ideia e unimos nossos esforços na concretização do projeto denominado de “Ellas”.
Sobre o título, o uso dois ‘LL’ foi proposital, para realçar a duplicidade da força da mulher, que carrega muitos ‘LL’ dentro de si, sendo filha, irmã, mãe, esposa, cuidadora, estudante, administradora, contadora, professora, artista, jardineira, defensora e outros afazeres que acumula no decorrer da vida.
A obra traz a narrativa de 16 mulheres por meio de textos que abrangem projetos de sucesso, vivência de suas vidas profissionais, recomeços, desafios, maternidade, espaços de poder e decisão, teto de vidro, voluntariado, controle social, políticas públicas e artigos técnicos que abordam a temática da defesa dos direitos da mulher, igualdade de oportunidades, paridade de verdade e combate àdiscriminação.
Dentro das narrativas foram incluídas as transversalidades e interseccionalidades das mulheres, como as mulheres indígenas, as negras e as mulheres com deficiência.
As coautoras contam suas trajetórias, experiências, propósitos e os valores que as impulsionam na construção de uma sociedade mais justa, em que os direitos humanos das mulheres sejam respeitados e que possam servir de inspiração para outras mulheres e a nova geração, nossas filhas e netas.
Tive a honra de organizar e coordenar o livro que é um convite para explorar o poder transformador da união de pensamentos e trabalhos. Cada capítulo é uma janela para o universo dessas mulheres construtoras da sociedade.
Como escrevi na orelha do livro: “As narrativasiluminam os caminhos para um futuro mais inspirador, paritário, equânime e empoderado”.
O livro ‘Ellas’ estará disponível nas forma física e também nas principais lojas virtuais, em formato E-book e Áudio Book, promovendo um legado de sabedoria e inspiração para todos que buscam crescimento e aprendizado.
Fazem parte como coautoras no livro ‘Ellas’:Alice Adolfa Miranda Plöger Zeni, Eclair Nantes, Iaci Terezinha Rodrigues de Azamor Torres, Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti, Janaina Galeano, Jacqueline Machado, Juliana Aranda, Marinalva Aparecida Pereira Barbosa, Marta do Carmo Taques, Patrícia de Azamor Marchioretto, Rafaela Kasai Araújo Lima, Silvia Valéria Pinto Scapin, Tatiana Dias de Oliveira Said, Telma Nantes de Matos, Valéria Ferreira de Araujo Oliveira e Zeliana Sabala.
E ainda temos a mestra Patricia Bertolin que nos brindou com o prefácio e a Carla Stephanini com o posfácio.
Quanto a capa do livro, trata-se de obra impressionista em óleo sobre tela de minha autoria com inspiração na linha editorial e o nome ELLAS.
Entre pincéis e espátulas procurei trazer a ideia da caminhada das mulheres nessa jornada terrestre.
A aridez do solo que pisam as encruzilhadas que por vezes devem escolher a direção, as diferentes paisagens que lhes cercam os percalços dos desafios, os altos e baixos da própria vida.
As escolhas e decisões lhes deixarão pelo caminho ou lhes levarão a alcançar suas metas e objetivos representados pelo cume das montanhas verdes, águas cristalinas, céu azul e límpido e o sol brilhante.
No início de tudo as mulheres estão representadas em suas transversalidades e interseccionalidades, da raça, cor, traços físicos diversos, e outras que a lente da inclusão e da não discriminação permitirá que o leitor as enxergue.
E o abraço entre elas, que nos traz a imagem da real sororidade em que mais se deve compartilhar do que competir, conjugando a ideia de que se juntas somos fortes, unidas seremos imbatíveis, caminhando, sem medo de ser feliz!
Dra. Iacita Azamor Pionti
Advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres