O Fiat Uno saiu de linha, mas não do combate. O modelo, que deixou de ser fabricado no Brasil no fim de 2021, continua surpreendendo, mesmo quando está sem a escada no teto. É um ícone na história automotiva, sendo um dos carros mais emblemáticos da Fiat. Lançado em 1983, esse compacto conquistou o mercado brasileiro com seu design moderno e versatilidade.
Ao longo dos anos, passou por diversas atualizações, mantendo-se popular devido à sua economia, agilidade no trânsito urbano e adaptabilidade para diferentes perfis de motoristas.
O Uno se tornou uma escolha popular para quem busca um veículo acessível e prático, contribuindo significativamente para a presença da Fiat no cenário automobilístico brasileiro.
Em Mato Grosso do Sul, ele foi símbolo de carro trabalho usado pelo então prefeito de Campo Grande, e posteriormente governador de MS, André Puccinelli.
O fetiche da escada no teto
O “Uninho” como ficou carinhosamente conhecido, teve seu reconhecimento como ícone das frotas de empresas de telefonia, luz ou encanamento. O Fiat Uno se tornou entidade nacional, especialmente se tiver uma escada presa ao rack de teto. Mas as qualidades do “botinha ortopédica” não ficam restritas à prestação de serviços.
Sendo um compacto extremamente leve, com suspensões robustas e independentes nos dois eixos, interessante vão livre do solo e ângulos de transposição de obstáculos capazes de dar inveja a muito SUV, logo fez seu sucesso até em regiões rurais do País. Afinal, demonstrava estofo para encarar terrenos com muita lama e pouco asfalto sem pedir arrego.
Olga Cruz