MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

Solenidade marca abertura da Expogrande 2024

A solenidade que deu início a 84ª edição da Expogrande reuniu representantes de organizações rurais, e autoridades do Estado e da Capital na noite de quinta-feira (4), no Parque de Exposições Laucídio Coelho. Na abertura, o destaque foi para o momento em que atravessa o País com a crise enfrentada pelo agronegócio e o olhar para o futuro.

Foto: Acrissul

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel; a prefeita da Capital, Adriane Lopes, os deputados federais Beto Pereira e Rodolfo Nogueira; os secretários Hélio Daher (SED) e Rodrigo Perez (Segov). O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, e a superintendente da Sudeco, Rose Modesto, também prestigiaram o evento.

Foto: Álvaro Rezende

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o diretor presidente da Acrissul – Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul – Guilherme Bumlai e o superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado, José Antônio Roldão, fizeram a tradicional hasteada das bandeiras. 

Foto: Álvaro Rezende

O governador Eduardo Riedel ressaltou que a produção sul-mato-grossense é cíclica, em que o trabalho de todas as forças resultará na solução aos problemas enfrentados pela agropecuária. Em seu discurso, citou o resgate feito no ano passado e pontuou estar contente com o retorno do espírito do evento.

“É sobre esse momento onde todo mundo fica ansioso pelas atrações, pelos shows, pela presença no parque. Onde a população vem encontrar um pouco com o que é a rotina no campo, na pecuária, na atividade agrícola. Esse é o momento de parabenizar a Acrissul pelo início da maior feira agropecuária do Estado, sem dúvidas.”

Foto: Rede Social

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou os esforços dos produtores rurais diante dos desafios enfrentados e disse que o espaço ofertado pela Expogrande busca reunir conhecimento, informação e negócios para a Capital do Agro.

“Temos diversas pessoas que fazem a diferença, que produzem e geram empregos na Capital, contando suas histórias de sucesso, inspirando todos os que almejam investir aqui e que desejam ingressar definitivamente no mundo dos negócios”, declarou Adriane Lopes.

Em seu discurso, o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, afirmou que a feira viabiliza a discussão das soluções, caminhos e olhar de longo a médio prazo. “Estamos em um momento de turbulência dos preços, mas olhando para o horizonte, esse ciclo de baixa na pecuária está perto do fim, e a Expogrande será um ponto de partida para balizar o mercado”.

Com expectativa de R$ 150 milhões em faturamento, a Expogrande 2024 terá 11 dias de atividades diversas, que vão desde leilões, julgamentos, ciclos de palestras e as populares atrações musicais. Entre os expositores, estão setores maquinários agrícolas, de produção de energia solar, automóveis e insumos, como sementes, fertilizantes.

Pela primeira vez, o evento tradicionalmente realizado no Parque de Exposições Laucídio Coelho será verde, com selo de carbono neutro e certificação de lixo zero. “A busca por essas certificações é uma declaração da nossa dedicação com a redução do impacto ambiental. Os resíduos, ao invés de irem para o aterro sanitário, serão encaminhados para associações de catadores e empresas que produzem adubo orgânico, mais uma vez tornando Mato Grosso do Sul como referência”, declarou Guilherme Bumlai.

Foto: Álvaro Rezende

Sustentabilidade é a palavra-chave da vez. Uma parceria com a  Acrissul (Associação dos |Criadores de Mato Grosso do Sul) e a concessionária de energia elétrica Energisa, possibiltou a instalação de 119 placas e a troca de lâmpadas no parque inteiro e também do prédio.

Outra novidade é a transformação de todos os resíduos espalhados no Parque Laucídio Coelho em fontes renováveis. Tudo captado pelas equipes de limpeza da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos). Os materiais serão transportados para locais próprios à destinação de itens recicláveis. 

Pela visão de Bumlai, são momentos como esse que oportunidades aparecem. “Quero ressaltar o recente anúncio de renegociações da dívida do agro, com possibilidades de grandes parcerias. E para que grandes negócios aconteçam temos aqui instituições financeiras presentes com condições especiais para o produtor”, ressalta.

Na ocasião, também foi assinado um convênio entre a Acrissul e Governo do Estado, no qual beneficia 30 estudantes da rede pública de Mato Grosso do Sul. 

*Com informações da Acrissul e Redes Sociais

Olga Cruz

Você também pode gostar...