Autoridades, representantes e profissionais de Comunicação dos Tribunais de Contas do País estão reunidos, nesta terça (14) e quarta-feira (15) para o I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC). A iniciativa inédita do Tribunal de Contas de Santa Catarina representa um marco na evolução da comunicação entre as instituições.
Representando o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, a chefe da Diretoria de Comunicação Institucional, Alexsandra Oliveira, destacou a importância da participação do TCE-MS na primeira edição do congresso. Na oportunidade, ela agradeceu a confiança do conselheiro Jerson Domingos, ressaltando que o presidente do TCE-MS é um ‘inovador e grande incentivador da comunicação’ da Corte de Contas.
“O fortalecimento da comunicação pública é o fortalecimento da cidadania. Proporcionar o amplo acesso do cidadão à informação, com uma linguagem acessível e simples, é o nosso dever como órgão fiscalizador. Um evento como este é de extrema importância para o compartilhamento de experiências das assessorias dos tribunais de contas, e para as diretrizes de comunicação do Sistema de Contas”, explicou Alexsandra.
O enfrentamento à desinformação, a experiência do usuário, estratégias e políticas de informação digitais e gestão de crises, são alguns assuntos que estão sendo abordados no congresso, e de suma importância para os órgãos de controle.
Entre os palestrantes, respeitados e experientes nomes do jornalismo do País, estão na lista de programação. Nesta manhã (14) foi a vez da renomada jornalista e repórter da Rede Globo, Sônia Bridi, que debateu sobre o tema – Informação: um ativo público.
Outras personalidades da comunicação como o analista de política da CNN Brasil, Iuri Pitta, o presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech, especialista em experiência do usuário, Roberto Madruga, a jornalista e diretora da ABCPública, Aline Castro, e o publicitário e responsável pela estruturação da atuação do Supremo Tribunal Federal nas Redes Sociais, entre 2020 e 2022, Bito Teles, entre outros profissionais também participam dos debates.
Para a realização do evento, o TCE de Santa Catarina contou com a parceria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
Olga Cruz