Uma intensa massa de ar quente ganha força no Brasil, elevando as temperaturas a níveis preocupantes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a iminência de valores próximos a 45 ºC nos próximos dias, colocando quinze estados e o Distrito Federal em alerta laranja de perigo para a iminente onda de calor. A partir de quinta-feira, espera-se um aumento de 5°C em relação à média, persistindo o calor intenso até domingo.
As próximas jornadas prometem termômetros ascendentes, especialmente no Centro-Sul do país. O Inmet destaca que, a partir da sexta-feira, a elevação térmica atingirá vastas áreas do Centro-oeste, sudeste, Norte e nordeste, com potencial para máximas acima de 40°C em estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
O Rio Grande do Sul, ainda não experimentando um calor intenso nesta primavera, também sentirá os efeitos do fenômeno. Além do aumento das temperaturas, há previsão de temporais isolados, caracterizados por rajadas de vento superiores a 70 km/h, granizo e chuvas localmente intensas, afetando cidades em todo o País.
INMET





