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TJMS conquista revalidação de certificação ISO

A reunião da apresentação do relatório final para a verificação das certificações ISO 9001:2015 e ISO 37001:2017 no Tribunal de Justiça de MS, foi realizada na última sexta-feira (28). Os auditores recomendaram pela manutenção dos certificados, conquistados pela primeira vez em outubro de 2022.  Vale ressaltar que o TJMS é o primeiro no País a receber a certificação ISO 9001 e ISO 37001. 

Dessa vez, o auditor Airton Mondadori Filho, da empresa QMS Certification e o consultor Mário Lúcio Paiva da empresa, da TNQ Consultoria, estiveram no TJMS. Eles foram acompanhados da servidora Viviane de Pinho, gestora do Sistema de Gestão Integrado (SGI). 

Os auditores encarregados de fazerem a verificação na conformidade dos requisitos para a certificação, passaram a semana toda visitando secretarias e gabinetes no Tribunal de Justiça.
Durante a apresentação do relatório final, o auditor ressaltou que não foram encontradas não-conformidades e destacou como pontos positivos a visão estratégica e o apoio às atividades do SGI pela atual administração; a estruturação e a gestão do SGI; a sistemática de gestão de mudanças; a organização das atividades dos processos (ISO) e a conscientização quanto às políticas do SGI.

Em uma fala concisa, o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, ressaltou a importância da presença dos auditores para os levantamentos no sentido de revalidar os certificados ISO e do trabalho realizado pela equipe. 

“Agradeço especialmente à equipe que veio proceder e realizar a auditoria integrada e estendo os agradecimentos aos nossos servidores, que mantiveram a qualidade do trabalho, nos possibilitando a manutenção das certificações”, disse o desembargador.

Convidado a estar no encontro, o Des. Carlos Eduardo Contar, que presidia o Poder Judiciário na gestão em que o TJMS obteve as duas importantes certificações, parabenizou o Des. Sérgio por dar seguimento a esta reavaliação periódica necessária para que o Tribunal de Justiça de MS tenha certificação renovada.

“O serviço público normalmente é visto como serviço mal prestado e o TJMS tem a garantia e a segurança no tocante a gestão da qualidade e do antissuborno. Isso tem sido copiado por outros tribunais, que nos procuraram como o mesmo propósito. Cumprimento nosso presidente pela continuidade, de extrema valia não só para o público interno, quanto para o público externo. O TJMS é um órgão público devidamente qualificado, com gestão segura e efetivamente de qualidade e gestão transparente, que garante a não corrupção ou, pelo menos, tenta de alguma forma coibir algum ato impróprio”, afirmou o Des. Contar. 

Participaram da reunião, além dos auditores e do presidente do TJMS, o juiz auxiliar da presidência Renato Liberali; a diretora-geral Kele Cristina Leite de Melo, e diversos diretores de Secretarias. 

Entenda – A International Standardization Organization (ISO) é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais.

A ISO já publicou mais de 22 mil padrões internacionais, de uso mundial, abrangendo quase todas as indústrias, desde tecnologia até segurança alimentar, agricultura e cuidados de saúde. Dentre todos os padrões, destaca-se a Norma ISO 9001:2015, hoje a norma com o maior número de organizações certificadas em todo o mundo, por ser aplicável a todo tipo de organizações públicas e privadas, indústria, comércio e serviços.

Esta é a norma base para o estabelecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Para obter esta certificação, todas as atividades da instituição devem ser pautadas em um padrão de qualidade e assim, como resultado, haverá serviços com características superiores.

A norma tem como objetivo a implantação de um sistema de gestão da qualidade propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, aumentar a satisfação de seus serviços oferecidos.

A ISO 37001:2017 tem por objetivo apoiar as organizações a combater o suborno, a partir de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis vigentes, com o auxílio de requisitos, políticas, procedimentos e controles adequados para lidar com os riscos de suborno. Esta certificação pode não garantir a erradicação do suborno, mas auxilia as organizações a implementarem medidas eficazes para preveni-lo.

A certificação nesta norma ajuda a organização a evitar ou a mitigar os custos, riscos e danos de envolvimento com suborno, promover a confiança e melhorar a sua reputação. O atendimento à ISO 37001 é uma demonstração de que a organização está comprometida em adotar controles eficazes, pautados em padrões internacionais, para combater o suborno em todas as suas formas.

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