MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

Tribunal de Contas participa da posse do novo Procurador-Geral do MPMS

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participou da solenidade de posse do novo procurador-geral de justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Romão Avila Milhan Junior, realizada na noite desta sexta-feira (3), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, compôs a mesa de autoridades do grandioso evento.


Na posse, o novo procurador-geral de Justiça confirmou a união de esforços para atuar em prol da sociedade sul-mato-grossense com garantias de direitos. “Temos um desafio muito grande, de combater a criminalidade com as novas formas de atuação. É necessária atuação integrada para fazer o combate ao crime e a corrupção. Em relação as políticas públicas em todas as áreas, ao Ministério Público compete a fiscalização do cumprimento delas. Precisamos trabalhar de forma unida com os demais poderes e instituições. O Ministério Público tem como principal missão ser agente de transformação social”, afirmou Romão Avila.

A oficialização ao cargo foi feita por meio do Decreto “P” nº 217, de 26 de março de 2024, assinado pelo governador Eduardo Corrêa Riedel, e dispõe sobre o exercício do nomeado no período 2024/2026, de acordo com o resultado da eleição realizada no dia 22 de março pelos membros da carreira do Ministério Público do Estado.


Além do presidente Jerson Domingos, a solenidade reuniu ainda o governador do Estado, Eduardo Riedel, o defensor publico-geral, Pedro Paulo Gasparini, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, o promotor Alexandre Magno de Lacerda – que deixou o cargo de procurador-geral de Justiça –, e os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), entre outras autoridades do Estado.

Trajetória

Paranaense, natural de Umuarama, filho de Romão Avila Milhan e Nair de Bitencourt Avila Milhan. Bacharel em Direito pela Universidade Paranaense em 2007.

Especialista em Direito Penal pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná.

Foi Defensor Público do Estado do Espírito Santo e aprovado em concurso para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

É Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2010 e atuou como Promotor de Justiça Substituto nas comarcas de Itaporã, Sete Quedas e Iguatemi. Em substituição, atuou nas comarcas de Ivinhema, Deodápolis, Glória de Dourados, Ponta Porã e em diversas Promotorias de Justiça da comarca de Dourados. Na então primeira entrância, foi titular das Promotorias de Justiça das comarcas de Angélica, Itaporã e Fátima do Sul.

Foi Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) por dois biênios, de 2019 a 2023. Também foi Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) por dois biênios, de 2020 a 2024.

Em fevereiro de 2023, tornou-se Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo do MPMS e, em março de 2024, tomou posse como 1º Vice-Presidente da CONAMP, para o biênio 2024-2026.

*Fotos: Mary Vasques

Tânia Sother

Você também pode gostar...