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Vereadores aprovam reforma administrativa na Prefeitura de Campo Grande

Sob forte protesto, foi aprovada, por 25 votos a dois, projeto assinado pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que prevê reforma administrativa com extinção de secretarias.

Os vereadores se reuniram em sessão extraordinária nesta quarta-feira (11) para votar a medida, fato que ocorria nesta terça-feira (10), mas acabou frustrada pela falta de energia elétrica na Câmara Municipal.

Embora ainda polêmico, o texto não é o originalmente apresentado. Após incomodo dos segmentos atingidos, juventude e cultura, a chefe do Executivo o retirou e apresentou um substitutivo. A ideia inicial era extinguir completamente as secretarias de Juventude, Cultura e Meio Ambiente. 

Agora, o modelo que passou pelo crivo dos legisladores e vai à sanção, reduz às secretarias de Cultura e Juventude a secretarias executivas dentro da estrutura da Segov (Secretaria de Governo e Relações Institucionais). 

Além disso, fica instituída a Secretaria Executiva das Mulheres, a ser abrigada na mesma pasta das demais. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) fica extinta e passa a fazer parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização. 

Presidente da Casa de Leis, vereador Carlão em entrevista

Votação

Dos 29 vereadores, 25 foram favoráveis à reforma, dois contrários, sendo eles Luiza Ribeiro (PT) e Professor André Luis (PRD). Como presidente da Casa de Leis, Carlão Borges (PSB) não profere voto, salvo em casos de empate, e Gilmar da Cruz (Republicanos) não esteve presente, tentou votar on-line, sem sucesso.

Esta é a primeira reforma administrativa promovida por Adriane que, apesar de ainda não ter iniciado novo mandato, está como titular na gestão há dois anos. Até agora, ela havia mantido primeiro e segundo escalão como estruturado na administração de Marquinhos Trad (PDT). 

Apenas os comandos sofreram alterações ao longo deste período. As emendas propostas, votadas em bloco, foram rejeitadas. A ideia era colocar mais um projeto em votação na extraordinária, mas, devido ao protesto, a sessão foi encerrada.

Desta forma, a partir de 2025 a estrutura do Executivo fica da seguinte forma: 

  1. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep);
  2. Secretaria Municipal de Saúde (Sesau);
  3. Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov);
  4. Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).

As secretarias, segundo a nova reforma, serão:

  • Secretaria de Governo e Relações Institucionais
    1. Secretaria Executiva da Mulher
    2. Secretaria Executiva de Cultura
    3. Secretaria Executiva da Juventude
  • Secretaria Especial da Casa Civil
  • Secretaria Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas
  • Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social
  • Secretaria Especial de Licitações e Contratos
  • Secretaria Especial de Articulação Regional
  • Secretaria Municipal da Fazenda
  • Secretaria Municipal de Administração e Inovação
  • Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Secretaria Municipal de Saúde
  • Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
  • Procuradoria-Geral do Município
  • Controladoria-Geral do Município
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Organograma mostra como pastas ficarão após reforma administrativa.

Fonte: Primeira Página

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