A data, celebrada anualmente, reconhece e valoriza o trabalho desses profissionais sempre comprometidos com o futuro da educação.
Instituída no Brasil por meio de uma Lei, a celebração ganhou destaque no calendário escolar, convidando a uma reflexão sobre o aprimoramento e a qualidade dos processos de aprendizagem. Neste artigo, você vai conhecer a origem do Dia do Pedagogo e um pouco mais sobre a função desse profissional tão indispensável no âmbito escolar.
A ORIGEM DO DIA DO PEDAGOGO
Instituída no Brasil pela Lei nº 13.083, de 8 de janeiro de 2015, o Dia do Pedagogo reconhece a atuação desses profissionais indispensáveis para as práticas de ensino. A data, uma justa homenagem a esses especialistas em educação, coloca em foco o exercício e a dedicação desses profissionais cuja atuação perpassa paradigmas sociais.
Entendendo a Pedagogia como a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem, a área se dedica aos processos educacionais e às boas práticas para construção do conhecimento. Sempre atentos às necessidades da sociedade moderna, esses agentes têm atuação de liderança. São eles, muitas vezes, os responsáveis pela ruptura com velhos paradigmas educacionais, reafirmando diariamente o compromisso com o objetivo de qualificar o aprendizado.
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
Uma das atividades mais tradicionais do pedagogo, claro, está vinculada à sala de aula. Responsáveis por planejar, coordenar e refletir sobre os processos educativos, pedagogos e pedagogas executam tarefas distintas e, muitas vezes, complexas, sempre em busca do aprimoramento e da excelência das práticas de ensino.
Para desempenhar sua função, esses profissionais podem ocupar cargos diversos no ambiente escolar, como coordenação pedagógica ou educacional, supervisão ou qualquer outra função de gestão. Há sempre vinculada ao trabalho do Pedagogo uma multiplicidade de papéis que podem ser desempenhados.