Foto: Climatempo
A chegada oficial do inverno já começa com mudanças significativas no tempo, especialmente no Centro-Oeste. A partir da segunda-feira (23), uma nova massa de ar polar se espalha pelo País e marca a primeira onda de frio da estação – a terceira onda de frio de 2025 – com impactos diretos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Segundo o Climatempo, esse novo pulso de ar frio deverá se manter até sexta-feira (27), provocando queda acentuada nas temperaturas, ventos fortes e possibilidade de geada em algumas áreas do Sul.
As áreas em azul-claro no mapa, devem enfrentar alguns dias mais frescos na próxima semana, com temperaturas mínimas e máximas ligeiramente mais baixas.
No sul de Mato Grosso, os termômetros devem registrar mínimas abaixo dos 15 °C, especialmente durante as manhãs, e as tardes serão menos quentes, com Sol entre nuvens.
A área em azul-escuro no mapa indica as regiões que serão diretamente impactadas pela onda de frio, com temperaturas até 5 °C, ou mais, abaixo da média para o período.
Ventos e temperaturas em queda no Centro-Oeste
Além da frente fria, um ciclone extratropical no oceano irá favorecer rajadas de vento fortes em estados do Centro-Sul, como São Paulo e Mato Grosso do Sul, podendo alcançar parte de Mato Grosso, com intensidade moderada.
Embora o ciclone não avance sobre o continente, ele ajuda a empurrar a massa polar para o interior do país, favorecendo a entrada do ar frio.
No Distrito Federal e em Goiás, o efeito será sentido principalmente no meio da semana, com uma queda mais gradual nas temperaturas e tempo firme. Em Brasília, por exemplo, a previsão é de manhãs frias e tardes amenas, típicas do inverno seco.
O impacto mais intenso da onda de frio será na Região Sul. A partir de segunda (23), o ciclone e o ar polar combinados com um cavado atmosférico aumentam as chances de neve na Serra Catarinense, especialmente nas cidades de São Joaquim, Urubici e Urupema, onde as temperaturas podem ficar abaixo de 0 °C.
Esse novo pulso de ar frio será dividido em dois momentos: o primeiro entre segunda (23) e quarta-feira (25), e o segundo a partir de sexta (27), com outra massa de ar polar se aproximando.
Chuva e frio avançam sobre outras regiões
A previsão indica ainda que a chuva poderá avançar sobre áreas do Sudeste e até do Norte do Brasil ao longo da semana. Goiás e o Distrito Federal podem ter registro de chuva isolada, o que não é comum nesta época do ano.
Já no Sul, a instabilidade se mantém e o Rio Grande do Sul deve enfrentar mais um evento de chuva no meio da semana, mesmo entre as duas massas polares.
Fonte: Primeira Página