MS Delas

Search
Close this search box.
27°C

ANO NOVO VIDA NOVA!

Chega dezembro e se escuta a todo momento: “Ano novo, vida nova”. Inúmeras promessas: alimentação mais saudável, praticar exercícios físicos com regularidade, se matricular naquele curso que tanto vem adiando, mudar de emprego, encontrar um grande amor, ser mais solidário (a) e assim por diante.

Porém, de nada adianta esperar tantas mudanças se não estivermos dispostos (as) a fazer a principal delas: mudar a nós mesmos.

Já dizia Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

A grosso modo, o dia 31 de dezembro e o dia 01 de janeiro seriam meramente dias registrados no calendário. 

Cada ano encerra um ciclo pessoal e o primeiro passo para efetivamente ter uma vida nova no ano que se inicia é estar disposto(a)a tomar as atitudes necessárias para que a mudança ou promessa se concretize.

Da sabedoria budista: “toda grande caminhada começa com o primeiro passo.” Não podemos esperar que a vida mude simplesmente porque um novo ano se inicia se não dermos nossos “primeiros simples passos”.       

Mudar exige bastante empenho e responsabilidade de nossa parte, seja em qual âmbito da vida for.

Afinal, quantos “anos novos” teremos que esperar para efetivamente compreendermos que é nossa a responsabilidade sobre o que acontece na nossa vida? Necessariamente precisamos assumir compromisso com nossas programações e decisões em busca da vida que queremos ter.

Primeiro passo seria identificar o que queremos mudar, após isso enumerar as prioridades e suas dificuldades. 

Logicamente não é possível mudar todos os âmbitos da vida de uma vez só, caso seja esse o seu desejo, penso que tal empreitada pode ser demasiadamente custosa o que pode levar a desistir. 

Como você fez sua lista de prioridades inicialmente seu foco será nas ações mais importantes e necessárias para que elas aconteçam.      

Mude de forma consciente, um objetivo depois do outro.

Por exemplo, se o seu plano é ter uma vida mais saudável – desejo comum a muitos de nós.    Ninguém se transforma em um atleta do dia para a noite.     

Criar expectativas fora da realidade só vai gerar frustração e fazer com que, mais uma vez, a meta não seja cumprida. 

Que tal pensar em começar a fazer caminhadas ou se matricular em uma academia comprometendo-se a ir ao menos três vezes na semana?

A mesma moderação pode ser feita com a alimentação: cortar radicalmente todos os alimentos que dão prazer pode acarretar no já conhecido costume de começar a dieta na segunda-feira e quebrá-la antes que a próxima segunda chegue. 

Em vez disso, busque uma alimentação equilibrada dentro dos seus limites.

Com determinação, comprometimento e equilíbrio se vai ao longe.

Quer uma vida nova no ano que se inicia? Seja responsável para que as mudanças aconteçam, só assim seu desejo será realizado, sem medo de ser feliz!

Dra. Iacita Azamor Pionti

Advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Você também pode gostar...