O fato ocorreu no bairro Jardim América, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A idosa de 70 anos perdeu quase tudo o que tinha dentro de sua casa, depois que a enchente invadiu a residência na noite de sábado (13). A aposentada Norma de Morais passou a dormir no sofá, que ficou completamente encharcado, e mesmo assim, ela teve uma atitude heróica diante da inundação. Enquanto enfrentava a difícil situação, ela não hesitou em tomar uma decisão especial para proteger seu fiel companheiro de quatro patas.
Ao perceber que a água invadia rapidamente o lar, Norma e sua filha Simone, de 45 anos, viram o pequeno cachorro da idosa nadando em meio à correnteza, e com rapidez e determinação, Norma improvisou uma solução criativa: colocou panos na estante e resgatou o animal, proporcionando um abrigo seguro até que a água abaixasse.
“O cachorrinho dela veio nadando no meio da enchente. Ela pegou, colocou panos para ele na estante e ele ficou lá. A estante, inclusive, está de pé ainda nem sabemos como, está apenas escorada na parede”, disse Simone.
Apesar de ter perdido a maior parte dos móveis e enfrentar a dificuldade de dormir em um sofá encharcado, Norma demonstra força para continuar diante da adversidade. “Estamos tentando arrumar um colchão para ela porque o que tinha se perdeu. Ela está dormindo no sofá por enquanto. Ainda está molhado, mas forramos muitos panos para ela ficar em cima, porque é melhor do que minha mãe ficar no chão”, explica a filha de Dona Norma.

Uma foto tirada da idosa mostra ela passando um café durante a cheia. Ela acendeu o fogão com um fósforo, para não usar a rede elétrica, e fez uma garrafa de café para tomar enquanto esperava.
“Minha mãe não fica sem o cafezinho dela. Agora é forças para recomeçar. Como mamãe diz ‘o importante é que temos saúde’”, destaca Simone.





