MS Delas

Search
Close this search box.
29°C

Materiais recicláveis arrecadados no TCE-MS “ajudam ONGs a ajudar pets”

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul entregou na última quinta-feira (18), mais de 25kg de material reciclável arrecadados na “Campanha Tampinhas”. O objetivo da ação é promover a sustentabilidade ambiental, a conscientização dos servidores sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, e em contrapartida, ajudar entidades que socorrem e abrigam animais domésticos.

As tampinhas de plástico, metal e alumínio, os anéis de latinhas e os aerossóis de alumínio foram entregues para a instituição “MS Tampinhas”, que trabalha na causa animal em Campo Grande. Todo o material descartado será vendido para uma empresa de reciclagem, e os valores arrecadados serão doados para Ongs com o objetivo de ajudar na castração de pets.


“Nós deixamos de destinar no aterro sanitário essa quantidade de material que é passível de reciclagem em prol de uma boa causa, no caso a castração de animais, e em contrapartida ajudamos aquelas pessoas que não têm condições de pagar por esse serviço”, ressaltou a integrante da comissão A3P, Yasmin Yoshimoto.


A ação foi capitaneada pela Comissão do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do TCE-MS, que ao longo de 2023 realizou diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente. “Sempre debatemos na comissão quais projetos podemos desenvolver para contribuir com a melhoria do meio ambiente no âmbito do Tribunal de Contas. Com esse projeto conseguimos contribuir não só com a sustentabilidade ambiental, mas também com a responsabilidade social, visto que, com a arrecadação desse material reciclável será possível evitar a proliferação de animais abandonados”, destacou a integrante da comissão A3P, Rovena Ceccon.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos plásticos levam mais de 400 anos para se decompor na natureza, por isso a importância de conscientizar a população sobre o descarte correto dos lixos. 

“A reutilização e a reciclagem são processos fundamentais para garantir que os problemas causados pelos plásticos na natureza não cresçam ainda mais”, destacou Yasmin.

A campanha teve início no final de 2023, e contou com a participação dos servidores da Corte de Contas que doaram os materiais recicláveis. 

O Projeto MS Tampinhas

Sem fins lucrativos, foi trazido para Campo Grande pela empresária Juliana Salvador e visa coletar fundos, através da venda de tampinhas de plásticos e metais (lacres e frascos de aerossol), para castração de cães e gatos abandonados nas ruas e resgatados por ONGs, diminuindo os problemas de saúde ocasionados pela superpopulação destes animais, bem como o próprio abandono e maus-tratos, considerados crimes pelas Leis 9.605/1998 e 1.095/2019.

Silvia Constantino

*Foto destaque: Mary Vasques

Você também pode gostar...