MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Projeto da Prefeitura de Campo Grande que atende pessoas em situação de rua é referência   

A 1ª edição do Mutirão de Atendimento Especial para Pessoas em Situação de Rua (Pop Rua Jud Pantanal), ação articulada pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, tornou-se referência para outras prefeituras do País, que buscaram informações com as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) para implantar modelos semelhantes de acolhimentos temporários. A ação em parceria com a Justiça Federal de MS tem a expectativa de realizar mais de mil atendimentos durante três dias, e teve início nesta segunda-feira (6), e disponibiliza mais de 20 serviços à população em vulnerabilidade e situação de rua. 

O evento acontece até quarta-feira (08), na Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias I (UAIFA), localizada no Jardim Veraneio. Durante a abertura da ação, a prefeita Adriane Lopes falou sobre os avanços na política para as pessoas em situação de rua e lembrou a iniciativa da gestão em criar cinco unidades de acolhimento provisório durante a pandemia, instaladas em escolas da Rede Municipal de Educação (Reme).

“Na pandemia tivemos que fazer ações rápidas e pontuais para as pessoas em vulnerabilidade social e naquele momento foi fundamental a união dos esforços de toda a sociedade e dos órgãos do Judiciário porque nossa preocupação era resguardar a saúde dessas pessoas”, disse a prefeita.

Adriane Lopes ainda lembrou que, na época, os públicos foram divididos em cada unidade e as equipes puderam continuar com o atendimento, incluindo os migrantes nacionais e internacionais, que tiveram a oportunidade de regularizar seus documentos.

A prefeita também ressaltou que a ação na UAIFA é o reflexo de uma parceria que foi além de um momento de crise e se tornou em um atendimento contínuo, garantindo os direitos e a dignidade dessa população. “Cada pessoa que está na fila por um atendimento hoje, tem a esperança de oportunidades que podem gerar transformação na vida deles. Quando unimos os esforços, vamos mais longe”, concluiu.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, agradeceu a parceria do Exército, que providenciou as tendas e refeições oferecidas aos usuários e dos servidores da gestão, que durante o final de semana trabalharam para garantir a estrutura do evento. “Graças a parceria de todos os profissionais, secretarias e órgãos envolvidos, foi possível realizar essa grande ação, tão importante para atender os mais vulneráveis, que durante três dias terão acesso a mais de 20 serviços”, afirmou.

A presidente do Tribunal Regional da 3ª Região, desembargadora federal Marisa Santos, comentou sobre o alcance da ação. “O importante é que juntos vamos levar cidadania para muitas pessoas. Agradeço também às Ongs porque sem elas não coordenamos um trabalho como esse”, frisou.

Para a juíza federal Monique Marchioli Leite, durante os dias de evento o fundamental será o atendimento humanizado. “A empatia é que fará a diferença. É o que precisamos para transformar vidas e essa transformação começou quando todos acolhemos esse evento”, afirmou.

Representando o governador Eduardo Riedel, a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul (PGE), Ana Carolina Ali Garcia, pontuou que o Pop Rua Jud Pantanal incentiva a inclusão social. “É uma ação que resgata a cidadania e vai de encontro às iniciativas do Executivo Estadual, que trabalha por uma sociedade mais justa e igualitária. A integração e a cooperação são instrumentos relevantes para o fortalecimento do Estado e atendimento às necessidades da sociedade”, disse.

O deputado estadual Lídio Lopes, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, ressaltou que a preocupação de todos os gestores é atender os mais vulneráveis com agilidade. “Essa gestão compartilhada de poderes é o que garante a entrega de um serviço sublime como este que está sendo oferecido em parceria com a Justiça Federal. O objetivo do Legislativo é contribuir com esse trabalho para levar atendimento de qualidade a todo Estado”, destacou.

Estrutura e dinâmica

O Pop Rua Jud Pantanal está disponibilizando mais de 20 serviços à população em vulnerabilidade e situação de rua. Segundo o comitê organizador, a estimativa é que a ação alcance cerca de 600 pessoas acolhidas nas UAIFA’s e nas 11 comunidades terapêuticas cofinanciadas e parceiras da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), além dos imigrantes atendidos na Casa de Passagem Resgate, Centro POP e moradores em situação de rua que forem abordados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

Das 9 às 17 horas, os usuários vão ter acesso aos serviços oferecidos por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), Funsat, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF), Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), Agetran,  além de Ong’s, órgãos do governo do Estado, UFMS, Polícia Federal, Senai, Senac, entre outros.

Logo na entrada é realizada uma triagem e encaminhando das pessoas para os atendimentos necessários. Nas tendas, profissionais e técnicos oferecem serviços como regularização de documentos, cadastro único, vagas de trabalho, orientação jurídica, consulta a processos trabalhistas, orientações sobre saúde, vacinação, testagem rápida, atendimento odontológico, na área da beleza e apresentações culturais organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Sectur).

Inauguração

A Funesp também inaugurou um espaço com aparelhos do projeto da Academia ao Ar Livre, do Programa Movimenta Campo Grande, que visa promover a saúde e o lazer, com perspectivas de qualidade de vida coletiva.

A unidade foi contemplada com aparelhos, como: multiexercitador, simulador de caminhada duplo, sky duplo, placa orientativa, máquina abdominal, simulador de cavalgada duplo, supino, rotação duplo vertical e rotação vertical com duplo diagonal.

Olga Mongenot

Você também pode gostar...