O Projeto Pernas Solidárias, que tem como missão promover a inclusão de pessoas com deficiência em corridas de rua, marcará presença na 2ª Corrida dos Poderes, que acontecerá em Campo Grande neste sábado, 26 de outubro, em celebração ao Dia do Servidor Público. Com a colaboração de voluntários, a iniciativa utiliza triciclos adaptados para permitir que participantes com mobilidade reduzida possam vivenciar a emoção das corridas de rua e outros eventos esportivos.
Realizada em parceria entre os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo do Mato Grosso do Sul, a 2ª Corrida dos Poderes reunirá atletas de diversas idades e habilidades, destacando a importância da inclusão e do respeito à diversidade. No evento, a equipe do Projeto Pernas Solidárias contará com 36 voluntários para conduzir 18 atletas com limitações, garantindo que todos tenham a oportunidade de compartilhar a experiência de cruzar a linha de chegada.
Para Danielle Guimarães David, uma das idealizadoras do projeto em Campo Grande, a iniciativa possibilita que, por meio do esporte, pessoas com deficiência consigam vislumbrar um horizonte diferente, sentindo-se amadas, acolhidas e envolvidas em um ambiente de inclusão e diversidade.
“Por meio das corridas, voluntários condutores e pessoas com deficiência têm a oportunidade de interagir, unindo e envolvendo pessoas, famílias e sociedade em geral. É uma grande oportunidade de ver a vida de um ângulo diferente e trazer o maior número de pessoas a esse convívio social”, explica a condutora voluntária. “Esse pode ser um pequeno passo para trazer essas pessoas ao convívio da sociedade”, completa.
Além de promover a inclusão, a iniciativa também busca conscientizar a sociedade sobre a importância de tornar eventos esportivos acessíveis. Com triciclos adaptados e um grupo de voluntários dedicados, o projeto traz esperança para pessoas com deficiência locomotiva. Este é o caso da auxiliar administrativa Maria José de Paula Meneguzzo, de 39 anos, que começou a participar de eventos de corrida em 2019, com o apoio dos condutores voluntários do projeto Pernas Solidárias.
“Saber que, mesmo com alguma limitação, você pode participar e vivenciar eventos esportivos como esse, que independentemente da situação podemos estar presentes. Isso é muito significativo para nós”, destaca Maria José, que participou da primeira edição da Corrida dos Poderes, no ano passado, e neste sábado completará sua 12ª prova.
“É muito importante que exista projetos como o Pernas Solidárias, que promovem a inclusão no esporte. Estou muito animada para correr neste sábado”, finaliza a atleta.
Programação – A 2ª Corrida dos Poderes terá início às 15 horas com a abertura da arena, seguida pela largada da Corrida Kids às 16 horas. Às 17h10 acontece a largada dos atletas do Pernas Solidárias. Logo depois, às 17h15, tem início as corridas principais de 5 km e 10 km, com a largada da caminhada prevista para as 17h20.
Após o término das provas, haverá uma breve apresentação das autoridades por volta de 18h30, enquanto a premiação dos vencedores está marcada para 18h50. A programação na arena contará com a participação de DJ das 15 às 18 horas, e o evento será encerrado com o show da banda Sampri, das 19 às 21 horas.