No mês em que se comemora o dia do professor imprescindível refletir sobre a importância deste profissional para a sociedade.
Indiscutível que o professor é fundamental na formação humana, muito além da transmissão de conhecimento, tem papel importante como inspirador, motivador e orientador intelectual, social e emocional dos alunos.
E refletindo sobre essa importância, eu que já fui professora outrora, passo a divagar sobre esse papel, sua evolução e as ações que se espera deste profissional, cuja conduta tem reflexo nos caminhos da humanidade.
Além de ensinar conteúdo, o professor estimula o raciocínio, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, estimulando o aprendizado, a exploração e a descoberta.
De forma a contribuir para o desenvolvimento de competências como as comportamentais e relacionais, essenciais para o convívio social, sendo um ponto de referência e confiança, o que influencia a autoestima e a capacidade de enfrentar desafios dos alunos.
Desempenha um papel primordial em formar cidadãos éticos e conscientes, mediando discussões sobre questões sociais e sensibilizando os alunos para a importância do respeito e da ética, ajudando os alunos a descobrirem e acreditarem em seus próprios potenciais, inspirando-os a sonhar e a buscar seus objetivos.
E ainda prepara os alunos não apenas para a vida profissional, mas também para os desafios da vida pessoal, criando um espaço seguro e de respeito, onde cada aluno, independentemente de suas diferenças, tem a oportunidade de se desenvolver plenamente, com autonomia e de forma inclusiva.
Na atualidade o professor deve criar métodos e estratégias de envolvimentos dos seus alunos para que aprendam a solucionar problemas dentro da área de conhecimento escolhida, trazendo exemplos e sugerindo caminhos através do desenvolvimento de projetos individuais ou em grupos.
Também, cabe incluir dentre estes métodos, os jogos, seminários, simpósios com temas pré-definidos, que geram discussões enriquecedoras entre os alunos e estimula a pesquisa e a reflexão.
Na atualidade um bom professor precisa além da bagagem de conhecimento apresentar dotes de engajamento com os alunos, tais como a empatia, para a melhoria do relacionamento e a inclusão.
Agir com ética para que não cometa injustiças e promova aprendizado igualitário para todos os estudantes, servindo de exemplo.
Que tenha paciência para aprender a lidar com o estresse e a pressão e que tenha consciência de qual é o seu papel, suas atribuições e responsabilidades, compreendendo a importância da sua atuação para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça.
E muito importante que o mestre tenha uma comunicação clara e eficaz e não fique esperando por ninguém para aplicar seu conhecimento, agindo com criatividade para elaborar novas estratégias e não ficar dependente de métodos já aplicados anteriormente.
O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, utilizando-se de métodos ativos e as tecnologias disponíveis para estar conectado com o universo dos alunos e com a realidade da sociedade atual.
E, sem dúvidas, o professor do futuro deve estar preparado para essa nova realidade das escolas, inclusive, dominando um segundo idioma para a promoção da educação bilíngue, uma exigência do mundo globalizado e tecnológico.
Portanto, nesse mês de outubro, registramos com carinho os parabéns a todos os mestres que nos deram os encaminhamentos e conhecimentos para criar asas e voar e que continuem sendo valorizados como merecem, posto que cada um de nós precisou deles para a caminhada pelo sol e sem medo de ser feliz!
*Dra. Iacita Azamor Pionti – Advogada, Coordenadora Municipal da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande-MS e presidente do Conselho Municipal da Mullher





