O Partido Liberal (PL) de Mato Grosso do Sul demonstrou sua força e coesão sob a liderança de seu mais recente presidente estadual, o ex-governador Reinaldo Azambuja. A primeira reunião da executiva estadual, que contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e membros da direção, foi marcada por um clima de “discussão madura” e forte “unidade partidária”.


O encontro também contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PP), e teve como objetivo definir o curso estratégico do PL com foco no crescimento do partido, preparação para as eleições de 2026,para a construção de um projeto eleitoral competitivo.
“Reunimos hoje a Comissão Executiva Estadual do PL, juntamente com prefeitos e vice-prefeitos para alinhar estratégias de fortalecimento e união partidária. Fiquei muito feliz pela unidade das conversas, por todos que estavam aqui dentro do nosso diretório. É uma fala que nós tivemos hoje com todos eles”, destacou Reinaldo Azambuja, reafirmando o sucesso da mobilização.

Reinaldo Azambuja enfatizou que não há disputa no PL de Mato Grosso do Sul, e voltou a afirmar que o Capitão Contar é “aliado” para reeleger o governador Eduardo Riedel.
Ainda na reunião, o ex-governador também defendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Temos que trabalhar unidos para honrar o compromisso com o Brasil e com o ex-presidente Jair Bolsonaro que continua sendo injustiçado”, concluiu.
Articulação
A presença e a condução da reunião por Azambuja refletem seu reconhecido poder de articulação política no Estado. Como ex-governador com alta aprovação e vasta experiência na gestão pública, Azambuja tem a capacidade de aglutinar diferentes forças e manter o diretório estadual em pleno alinhamento.
Essa habilidade é fundamental, em razão das ambições para 2026. A reunião serviu para reforçar os laços com os executivos municipais e as lideranças de base, garantindo que o PL-MS chegue ao próximo pleito com um quadro de candidatos e apoios extremamente bem estruturado.





Para o Senado em 2026, Azambuja é destaque nas pesquisas
Além de seu papel na estruturação do partido, Reinaldo Azambuja surge como uma figura central no tabuleiro político de 2026. Ele tem se destacado em pesquisas de intenção de voto para o Senado Federal, posicionando-se como um nome de forte potencial eleitoral para representar Mato Grosso do Sul em Brasília.
Seu histórico como governador, com foco em gestão fiscal, atração de investimentos e infraestrutura, garante-lhe não apenas o apoio de seu grupo político, mas também uma significativa aceitação em diversos setores da sociedade. Sua candidatura é vista por analistas como um dos pilares da chapa majoritária da sigla no Estado.
A união demonstrada na Executiva Estadual, somada à consolidação de seu nome nas pesquisas, posiciona Reinaldo Azambuja não apenas como o principal líder do PL em MS, mas também como um dos articuladores-chave na política sul-mato-grossense para os próximos anos.
Olga Cruz
*Fotos: PL-MS





