MS Delas

Search
Close this search box.
32°C

Semana começa instável em MS, com calor e risco de temporais

Foto: Olga Cruz

A semana inicia marcada por mudanças rápidas no tempo em Mato Grosso do Sul. Embora a manhã desta segunda-feira (1) comece com condições mais estáveis em boa parte do Estado, novas áreas de instabilidade avançam a partir do sul e sudoeste, impulsionadas pela atuação de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Ao longo da manhã, essas áreas de chuva também se espalham pelo oeste e interior, prevê o Climatempo.

A partir da tarde, as pancadas de chuva ganham força e atingem mais regiões, com possibilidade de chuva moderada a forte e risco de temporais isolados. No fim da tarde, o tempo melhora no sul do estado, e até a noite as instabilidades tendem a diminuir, permanecendo mais concentradas no oeste, norte e nordeste. Municípios como Novo Horizonte do Sul, Dourados, Itaporã e Caracol devem registrar pancadas de chuva ao longo do dia.

As temperaturas seguem elevadas, especialmente na metade norte, oeste e leste do Estado. Em Porto Murtinho, os termômetros podem chegar a 37°C, e a umidade relativa do air tende a ficar mais baixa em áreas do leste.

Em Campo Grande, a mínima pela manhã é de 24°C. O Sol aparece cedo, mas a nebulosidade aumenta à tarde, quando há chance de pancadas de chuva. A máxima pode alcançar 33°C, e a noite também terá possibilidade de precipitação.

Terça-feira com instabilidades mais espalhadas

Na terça-feira (2), as pancadas de chuva continuam durante a madrugada no oeste do Estado, de forma isolada. Pela manhã, as instabilidades se intensificam no noroeste, oeste, centro e sudoeste, com chuva de fraca a moderada intensidade, podendo ser forte em alguns pontos. Até o fim da manhã, o tempo instável já se espalha por todo Mato Grosso do Sul.

À tarde, as chuvas permanecem frequentes e podem ocorrer com intensidade moderada a forte, especialmente no norte, onde há risco de temporais. No período da noite, as instabilidades diminuem na maior parte do estado, ficando mais concentradas no sudoeste e na região central.

Figueirão, Três Lagoas e Aquidauana têm previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. As temperaturas ficam ligeiramente menores em comparação com segunda-feira, mas o calor e a sensação de abafamento persistem. Em Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, as máximas ficam em torno de 31°C. Em Campo Grande, o Sol aparece entre nuvens e a máxima também atinge 31°C, com chance de chuva pela manhã, tarde e noite.

Quarta e quinta: tempo ainda instável

Na quarta-feira (3), a circulação de umidade mantém as pancadas de chuva pelo estado, com intensificação ao longo da tarde e risco de temporais isolados. Apesar das instabilidades, as temperaturas continuam altas.

Já na quinta-feira (4), as instabilidades diminuem de forma significativa. A chuva deve ficar restrita ao extremo norte, enquanto o restante do estado terá tempo mais aberto e períodos prolongados de sol, marcando um intervalo de trégua nas condições mais severas de instabilidade.

Primeira Página

Você também pode gostar...