Foto destaque: Gerson Oliveira – Correio do Estado
Na noite da última quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, o teatro da Faculdade Insted em Campo Grande foi palco de um evento que uniu a magia do Natal, a homenagem e a arte: a 1ª Cantata de Natal da Fundação Barbosa Rodrigues. O evento foi um sucesso absoluto, reunindo autoridades, a comunidade local e lotando o espaço em sua capacidade máxima.
O público prestigiou uma noite memorável, marcada pela emoção e pelo alto nível das apresentações culturais. Entre as presenças especiais, esteve o Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Professor Marcelo Miranda, que demonstrou seu apoio à iniciativa e ao fomento da cultura sul-mato-grossense.


Outra presença de peso na cultura do Estado, foi a do presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros Filho, e da bailarina e professora de dança do ventre, Nidal Abdul. O Conselheiro Federal e membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche, também prestigiou o evento.

Durante todas as apresentações, o ponto alto da noite, foram os telões ao fundo do palco que mostravam imagens antigas da Fundação e de seu criador, o professor e jornalista Barbosa Rodrigues e da professora Henedina Hugo Rodrigues.

Os telões também mostraram imagens do senhor Antonio João, falecido tio do empresário e atual presidente da Fundação e do Grupo Correio do Estado, Marcos Fernando Alves Rodrigues.
Noite de Encantos Musicais e Dança
A Cantata de Natal foi um verdadeiro espetáculo multidisciplinar, elevando o espírito natalino da plateia.
Nara Fernandes Borges, coordenadora da Fundação Barbosa Rodrigues, compartilhou a satisfação pela estreia. Ela revelou que esta foi a primeira Cantata de Natal realizada pela instituição, e o impacto positivo nos jovens assistidos foi imediato, notado desde os primeiros ensaios.
As apresentações da noite ficaram por conta da Orquestra Jovem da FBR, do Coro Lírico Cant’arte, do Coral Mokiti Okada, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil e o fechamento com Chave de Ouro, feito pelas bailarinas do renomado Studio Nidal Abdul que realizaram uma belíssima apresentação.

A performance, cheia de graça e técnica, contagiou toda a plateia, que aplaudiu de pé o talento das jovens artistas.

A Fundação Barbosa Rodrigues, conhecida por seu papel ativo no apoio a projetos sociais e culturais, reforça com este evento sua missão de promover a arte e o bem-estar na comunidade.
A Cantata de Natal de 2025 consolidou-se como um dos grandes eventos culturais da Capital, deixando no público a sensação de encantamento e a certeza de que a arte é um poderoso veículo de união, celebração e renovação.
Olga Cruz
*Com informações do Correio do Estado





