Céu com formação de nuvens na Capital de Mato Grosso do Sul / Foto: Williams Souza
A semana começou com características típicas do verão em Mato Grosso do Sul, Sol forte nas primeiras horas do dia, calor elevado, sensação de tempo abafado e aumento das instabilidades ao longo da tarde marcaram a segunda-feira (12) em grande parte do Estado. Para a terça-feira (13), a previsão do tempo indica o mesmo.
Conforme o Climatempo, esse padrão atmosférico deve continuar nos próximos dias, favorecido pela combinação entre altas temperaturas e grande disponibilidade de umidade no ar.
Mesmo sem a atuação direta de sistemas meteorológicos organizados em todos os dias, o ambiente seguirá propício à formação de áreas de instabilidade, principalmente a partir do período da tarde. A tendência é de manhãs com céu mais aberto e tardes com pancadas de chuva, que podem ocorrer de forma irregular, porém com intensidade pontualmente elevada.
Nesta terça-feira (13), o tempo permanece mais firme durante a manhã. No decorrer do dia, as chuvas passam a ganhar força, sobretudo no leste do Estado, onde há possibilidade de pancadas mais expressivas.
À tarde, a circulação de umidade associada aos ventos em baixos níveis e a influência de uma área de baixa pressão no Paraguai aumentam o risco de chuva forte e temporais isolados, especialmente entre as regiões norte e leste.
As temperaturas seguem altas, com máximas de até 33°C em Porto Murtinho, 32°C em Corumbá e Bela Vista. Em Campo Grande, o Sol aparece entre nuvens pela manhã, com pancadas de chuva entre a tarde e a noite, acompanhadas de raios e rajadas de vento, e máxima em torno de 28°C.
Previsão do tempo quarta e quinta-feira
Na quarta-feira, o cenário se repete: manhãs com predomínio de Sol e aumento das instabilidades a partir da tarde. O calor e a umidade continuam favorecendo a formação de núcleos de chuva, que podem ocorrer de forma irregular, mas com forte intensidade em alguns pontos.
Não se descartam temporais isolados entre as regiões central e norte do Estado. As temperaturas alcançam os 33°C em Ladário e Miranda, enquanto em Jardim e Nioaque os termômetros podem chegar aos 32°C. Em Campo Grande, as pancadas de chuva devem ser isoladas à tarde, com risco de raios e trovoadas.
Já na quinta-feira, a chuva ocorre de forma mais intensa durante a madrugada no leste de Mato Grosso do Sul. Ao longo do dia, as instabilidades seguem atuando com maior força nessa região. Na metade oeste do estado, o tempo deve apresentar mais períodos de Sol, com possibilidade de chuva fraca e isolada.
Primeira Página





