Amanhecer em Campo Grande / Foto: Wilmar Carrilho / Meu MS Querido
Conforme previsão do Climatempo, a semana começa com tempo instável em Mato Grosso do Sul devido à formação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e a região central do Brasil, associada ao transporte de umidade da Amazônia. Esse cenário favorece o desenvolvimento de instabilidades e aumenta as condições para pancadas de chuva em grande parte do Estado.
Nesta segunda-feira (19), o dia começa com Sol e variação de nebulosidade, mas o calor predomina, com temperaturas máximas entre 28°C e 32°C na maioria dos municípios. A partir do final da manhã e início da tarde, as pancadas de chuva se intensificam em várias regiões, podendo ocorrer de forma isolada, porém com potencial para episódios de chuva forte e temporais acompanhados por raios, ventania e possibilidade de granizo pontual.
Em Campo Grande, a previsão indica temporais durante a tarde, com intensidade de moderada a forte. Apesar de ocorrerem de forma mais isolada, não se descarta o risco de raios e trovoadas. Entre a tarde e a noite, as instabilidades avançam em direção à faixa norte do estado, com destaque para Coxim, São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul, que podem registrar os maiores volumes de chuva.
Pancadas de chuva durante a semana
Na terça-feira (20), a atuação da baixa pressão sobre o Paraguai, aliada ao fluxo contínuo de umidade da Amazônia, mantém o tempo instável. O dia será típico de verão, com calor ao longo do período e pancadas de chuva à tarde.
As chuvas tendem a se concentrar principalmente na faixa norte do estado e nas regiões que fazem divisa com Mato Grosso e Goiás, onde a nebulosidade será mais intensa. Nas demais áreas, incluindo o sul do estado, as pancadas ocorrem de forma mais isolada, podendo ser pontualmente fortes.
Na Capital, a manhã de terça-feira terá Sol entre muitas nuvens e sensação de abafamento. A partir do início da tarde, há previsão de pancadas de chuva isoladas, com intensidade de moderada a forte.
Já na quarta-feira (21), o Estado ainda estará sob influência do sistema de baixa pressão, porém as instabilidades perdem força. As pancadas de chuva ficam mais isoladas e concentradas principalmente na faixa norte. No restante do estado, incluindo Campo Grande, o tempo tende a ficar mais estável, embora ainda haja risco de pancadas isoladas ao longo do dia.
A recomendação é de atenção para possíveis mudanças rápidas no tempo, especialmente durante as tardes, período mais propício à ocorrência de temporais.
Primeira Página





