Foto: Detran MS
Os motoristas sul-mato-grossenses que cometerem infrações de trânsito devem ficar atentos. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta quarta-feira (21), no DOE (Diário Oficial Eletrônico), mais uma lista com centenas de condutores que tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa, cassada ou cancelada. (Confira no final da matéria).
A suspensão da CNH
No edital, juntamente com a convocação, está definido o prazo para recurso: 25 de fevereiro de 2026. Os condutores que tiveram a CNH suspensa devem, obrigatoriamente, realizar o “Curso de Reciclagem para Condutor Infrator”, oferecido pelo Detran-MS por meio do site www.meudetran.ms.gov.br/educacao.php, além de realizar as provas necessárias para poder recuperar a CNH.
Entre os principais motivos que levam à suspensão da habilitação estão o acúmulo de mais de 20 pontos na carteira, conduzir em velocidade superior a 50% do permitido na via, embriaguez ao volante e manobras perigosas.
A cassação da CNH
Já a cassação é imposta aos condutores que tiveram a CNH suspensa e, ainda assim, foram flagrados conduzindo veículo. Nesse caso, é instaurado processo para aplicação da penalidade de cassação do direito de dirigir. Após ter a CNH cassada, o condutor só poderá requerer sua reabilitação após dois anos, sendo necessário passar por todos os exames exigidos para a habilitação, na forma estabelecida pelo Contran.
O cancelamento da CNH
O cancelamento da CNH é a punição máxima aplicada ao condutor infrator. Como o próprio nome indica, ao ter a CNH cancelada, o motorista perde o direito de dirigir por, geralmente, dois anos. Após esse período, também será necessário refazer todas as aulas teóricas e práticas para reassumir o volante.
Clique aqui e confira a relação dos motoristas que tiveram a CNH suspensa, cassada ou cancelada
Primeira Página





