A chuva começou ainda de madrugada na Capital, e deve se estender ao longo desta segunda-feira / Foto: Williams Souza
A primeira semana do mês inicia com tempo bastante instável e carregado em todo o Mato Grosso do Sul, exigindo atenção redobrada da população. A atuação de uma zona de convergência sobre parte do estado deve manter a chuva frequente e persistente nos próximos dias. A previsão é do Climatempo.
Nesta segunda-feira (2), as pancadas de chuva começaram ainda durante a madrugada e se estendem ao longo do dia, se espalhando por diversas regiões. Há potencial para chuvas de forte intensidade, acompanhadas por raios, rajadas de vento e até mesmo temporais isolados.
Em todo o Estado, o alerta é máximo para a ocorrência de transtornos, principalmente devido aos altos volumes acumulados.
Municípios como Bodoquena e Miranda podem registrar acumulados entre 90 e 100 milímetros, aumentando significativamente o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos pontuais e danos estruturais. Mesmo com a chuva e a nebulosidade predominantes, as temperaturas ainda sobem gradativamente em algumas regiões que devem registrar rápidas aberturas de Sol, mantendo a sensação de calor e forte abafamento durante a tarde.
Em Ladário e Corumbá, os termômetros podem chegar aos 32ºC.
Em Campo Grande, a semana começa sob alerta de perigo para temporais e volumes elevados de chuva, com risco de alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas mais vulneráveis. As temperaturas ficam mais amenas devido à chuva constante e à nebulosidade, com máximas em torno dos 25ºC.
Terça-feira será chuvosa
Na terça-feira (3), a zona de convergência continua atuando, mantendo o tempo instável principalmente sobre o centro-norte do Estado. A atmosfera segue favorável à formação de nuvens carregadas, com pancadas de chuva recorrentes ao longo do dia, que podem ocorrer de forma intensa em alguns momentos. No sul do Estado, a atuação do cavado meteorológico mantém as pancadas de forma mais irregular, mas ainda com condições para episódios de chuva forte.
As regiões de Coxim, Rio Negro e Rio Verde de Mato Grosso merecem atenção especial, pois podem registrar volumes mais elevados, capazes de provocar novos transtornos. Em Campo Grande, o dia segue bastante nublado, com chance de temporais localizados. Diante da chuva acumulada nos últimos dias e do solo já encharcado, áreas mais sensíveis podem apresentar problemas adicionais. As máximas não passam dos 26ºC durante a tarde.
A recomendação é de cautela, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos, e de acompanhamento constante das atualizações meteorológicas ao longo da semana.
Primeira Página





