MS Delas

Search
Close this search box.
23°C

Dia Nacional do Auditor de Controle Externo é celebrado com seminário no TCE-MS

Celebrado em todo o País nesta quinta-feira, 27 de abril, o Dia Nacional dos Auditores de Controle Externo teve destaque no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, com a realização do 1º Seminário Perspectivas de Carreira Típica de Estado do TCE-MS. Mais de 100 profissionais da área participaram dos debates que abordaram os desafios, perspectivas e instrumentos de trabalho voltados à carreira.

Representando o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, a conselheira substituta Patrícia Sarmento falou que a realização do seminário representa a excelência de todos servidores que fazem o Tribunal de Contas. “É importante festejar e comemorar esse corpo técnico extremamente qualificado que temos na Corte de Contas de MS, e ao mesmo tempo discutir a responsabilidade que cada um deles tem ao exercer o seu trabalho, ao fazer um relatório técnico, toda a responsabilidade e prerrogativas e os impactos para a sociedade”.

Abrindo o seminário, a auditora de controle externo do TCE-MS, Kasla Garcia Gomes Tiago de Souza, agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a importância do trabalho do auditor em prol da sociedade. “Agradeço ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Jerson Domingos, por ter disponibilizado toda essa estrutura para celebrarmos esse dia e refletirmos sobre a nossa carreira como auditor de controle externo”.

A presidente da Associação dos Auditores Estaduais de Controle Externo do TCE-MS (Audtce-ms), Fabiana Félix Ferreira, destacou que mais que comemorar a data, “hoje é o dia de discutirmos e de reconhecermos a importância do auditor na sociedade para podermos traçar perspectivas de avanços, continuando a exercer o papel de instrução processual junto ao Tribunal de Contas para o engrandecimento da sociedade”, pontuou.

“Celebrar esse dia é importante, porém uma oportunidade como essa é importante refletirmos o que queremos para o País, sobretudo o que a gente quer para a carreira e o que a gente precisa fazer para atingir esses objetivos, essas datas alusivas nos devem levar a reflexão sobre como temos feito o nosso trabalho”, destacou o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Nivaldo Dias.

Para a vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo (ANTC), Thaísse Craveiro, hoje é um dia para refletir sobre os rumos do controle externo no País. “São muitos os desafios enfrentados pela classe, como a independência do auditor em alguns TC’s, a seleção dos objetos de trabalho e ao fortalecimento em si da carreira acompanhando esse processo evolutivo em que os tribunais de contas estão passando, ainda temos muito a avançar, mas estamos trilhando no caminho certo”, revelou.

O seminário realizado pela Associação dos Auditores Estaduais de Controle Externo do TCE-MS (Audtce-ms), contou com a parceria do Tribunal de Contas de MS, da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC) e do Fórum de Carreiras Típicas de Estado (FOCATE-MS).

A data

Num Estado Democrático de Direito, como é o Brasil, o Auditor de Controle Externo é a pessoa responsável em informar à sociedade e aos representantes desta no Poder Legislativo de que as informações dos órgãos públicos estão corretas, que os resultados esperados dos programas e atividades foram atingidos, de forma econômica, eficiente e eficaz, e que as ações tomadas pelos gestores públicos foram feitas em conformidade com a lei e regras de boas práticas administrativas.

Para homenagear os auditores, que desempenham tão relevante papel, foi eleito o dia 27 de abril como o Dia Nacional do Auditor de Controle Externo do Brasil.

Anualmente, vários Tribunais de Contas vêm aderindo à homenagem na data escolhida para lembrar da importância do papel desses auditores, e nesta data, promovem eventos que celebram e reafirmam as contribuições do trabalho de auditores para a sociedade.

Olga Mongenot

Você também pode gostar...