Foto: Mateus Nunes
Mal chegou e já mostrou a que veio! O inverno de 2026, que começou no último domingo (21) derrubou os termômetros em todo o Brasil e Mato Grosso do Sul não ficou de fora. Uma forte massa de ar frio derrubou as temperaturas na madrugada desta quinta-feira (25), provocando geada em pelo menos nove municípios do estado.
Os dados foram divulgados pelo meteorologista Natálio Abrahão, que apontou marcas impressionantes, com destaque para região sul e na faixa de fronteira.
O extremo sul do estado foi o grande congelador sul-mato-grossense. A menor temperatura registrada foi em Iguatemi, onde os termômetros despencaram para 1°C, seguida por Tacuru, com 1,4°C.
Em ambas as cidades, a geada foi de forte intensidade, cobrindo campos e plantações com uma camada de gelo.
Top 9 das cidades congeladas

De acordo com o meteorologista, o fenômeno da geada foi confirmado oficialmente nas seguintes cidades:
- Iguatemi: 1,0°C (Geada)
- Tacuru: 1,4°C (Geada)
- Amambai: 2,0°C (Geada)
- Coronel Sapucaia: 2,0°C (Geada)
- Paranhos: 2,2°C (Geada)
- Caarapó: 4,3°C (Geada)
- Mundo Novo: 4,3°C (Geada)
- Sete Quedas: 4,4°C (Geada)
- Aral Moreira: 4,8°C (Geada)
Outras mínimas registradas no estado:
Mesmo sem o registro oficial de geada, outras cidades registraram uma madrugada gelada e termômetros abaixo dos dois dígitos:
- Ponta Porã: 5°C
- Caracol: 5°C
- Laguna Carapã: 5,2°C
- Dourados: 7,3°C
- Campo Grande: 9,9°C
- Três Lagoas: 10,4°C
- Corumbá: 12,8°C
Para quem não aguenta mais o casaco grosso, a boa notícia é que o pico do frio já passou. Segundo Abrahão, o tempo já começa a apresentar melhorias, com o sol aparecendo com mais força em todas as regiões.
A previsão indica que a temperatura deve subir mais já nesta sexta-feira (26). A tendência para os próximos dias é de elevação gradual nos termômetros até o domingo (28).
Recordes históricos em Campo Grande e outras capitais brasileiras
A combinação do ar polar intenso com a chuva e a forte nebulosidade fez com que a tarde de quarta-feira (24), fosse a mais fria do ano em cinco capitais brasileiras. Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande e Cuiabá registraram as menores temperaturas máximas de 2026, segundo a Climatempo.
Campo Grande bateu recorde pelo segundo dia consecutivo, com a temperatura máxima travada em 14,6°C (o recorde anterior de menor máxima era de 16,3°C, no dia 23).
Panorama
- São Paulo: registrou a menor temperatura máxima para um dia de junho em 30 anos. Os termômetros não passaram de 13,5°C (marca idêntica à registrada em 29 de junho de 1996).
- Curitiba: teve tarde congelante com máxima de apenas 10,0°C (esmagando o recorde anterior de 13,6°C em maio).
- Cuiabá: viveu um duplo recorde de frio (menor mínima e menor máxima do ano). A temperatura máxima foi de 15,9°C, registrada curiosamente à 1h da madrugada.
- Florianópolis: também bateu recorde pelo segundo dia consecutivo, registrando máxima de 16,6°C.
Primeira Página





