Campo Grande está dando passos significativos na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, impulsionados pelo compromisso e habilidade política da prefeita Adriane Lopes. Graças ao relacionamento construtivo entre a gestão municipal e o Judiciário de Mato Grosso do Sul, a capital está testemunhando avanços notáveis nos investimentos voltados para a primeira infância.
Nesta quinta-feira (14), mais um marco será alcançado com a inauguração do 6º Conselho Tutelar da Região Anhanduizinho, resultado de uma colaboração positiva entre a prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado. A prefeita Adriane Lopes, destacando a importância da parceria entre os poderes, reiterou o compromisso em fortalecer a proteção e os direitos das crianças e adolescentes da cidade.
No início deste ano, a prefeita Adriane Lopes deu posse a 40 novos conselheiros tutelares, anunciando simultaneamente o planejamento e a construção dos prédios, conforme cronograma homologado pelo Tribunal de Justiça de MS. Essa ação demonstra não apenas eficiência administrativa, mas também um profundo compromisso com o bem-estar das famílias mais vulneráveis da capital.
“O Poder Executivo avança ainda mais quando trabalha em parceria com outros poderes da sociedade. Com o diálogo aberto e franco, conseguimos a homologação do nosso cronograma de entregas dos novos Conselhos Tutelares. Fazemos gestão com competência para melhorar a vida das pessoas da nossa Capital. Nosso objetivo é aumentar a proteção e trazer dignidade, além de resguardar os direitos das famílias mais vulneráveis que precisam de nossos olhos, do nosso cuidado, e do atendimento humanizado”, ressalta Adriane Lopes.
“Quero parabenizá-la por mais esse feito da sua gestão isso aqui tem a sua digital eu fico muito feliz de ver um espaço desse de serviços voltados. São pessoas que precisam. Fico realmente satisfeito de ver um equipamento desse sendo entregue à população”, disse o Defensor Público Geral de MS, Pedro Paulo Gasparini.
“Uma grande satisfação estar aqui presente nessa solenidade tão importante para a infância e juventude de Campo Grande. Nós só temos a cumprimentar toda a equipe da prefeita Adriane Lopes, que se sensibilizou com a situação da infância e juventude aqui de Campo Grande”, pontuou a desembargadora Elizabete Anache Nascimento.
6º Conselho Tutelar
O prédio é composto por nove salas, sendo que cinco serão destinadas para o trabalho dos conselheiros. A unidade ainda conta com uma recepção, salas para a equipe administrativa, técnica e copa. Além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Todos os ambientes foram revitalizados com instalação de novos forros e ar condicionado, incluindo a reforma de portas, janelas e piso. Também foi realizada a restauração completa do sistema elétrico e substituição de cabeamentos antigos, restauração da rede de internet, do sistema hidráulico, fossa séptica e pintura total do prédio, incluindo um trabalho de grafite com temas infantis para deixar o espaço mais acolhedor às crianças.
O novo Conselho irá abranger a população dos bairros: Moreninhas, Lageado, Los Angeles, Alves Pereira, Centro Oeste e o Distrito de Anhandui.
Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Campo Grande enfrenta há muitos anos um déficit de espaços físicos para conselheiros atuarem, uma questão que foi negligenciada por outras gestões e enfrentada e resolvida pela prefeita Adriane Lopes. Com isso, a chefe do executivo Municipal apresentou soluções e reforçou o cuidado da gestão municipal com a primeira infância da Capital e o atendimento humanizado à população.
Cronograma de inaugurações
Na sequência das entregas, o 7º Conselho – Prosa será instalado em um prédio próprio da prefeitura, na região do Novos Estados e a reforma já está em andamento. O conselho, que será inaugurado em abril, atende as regiões dos bairros Noroeste, Estrela Dalva, Veraneio, Margarida e Novos Estados.
O 8º Conselho – Imbirussu será em um prédio locado no Bairro Sírio Libanês. O prédio, que será inaugurado até maio, também passará por reformas e adaptações e a entrega está prevista para abril. A região atende os bairros: núcleo industrial, popular, Nova Campo Grande, Panamá e Santo Amaro.
Posse dos Conselheiros
Campo Grande iniciou o ano como um novo capítulo dedicado à proteção das crianças e adolescentes. A posse dos 40 novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024/2027 representou um aumento no efetivo de conselheiros de cerca de 60%, o que beneficiou as regiões do Prosa, Anhanduizinho e Imbirussu.
Os Conselheiros Tutelares eleitos exercerão mandato de 4 (quatro) anos, no período de 10 de janeiro de 2024, até 10 de janeiro de 2028. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Os decretos com as nomeações dos 40 conselheiros tutelares estão publicados na edição nº 7.345 do Diogrande.