A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) começou hoje, 15 de fevereiro, operação especial de fiscalização para garantir a oferta do transporte seguro aos passageiros e combater o serviço clandestino nas linhas intermunicipais durante o Carnaval.
Nos dias que antecedem a folia, durante o feriado, e até meados do dia 27 de fevereiro, equipes da Câmara Técnica de Transportes e Assessoria Militar vão atuar especialmente em regiões de acesso à cidades que tradicionalmente recebem grande fluxo de foliões.
As operações serão realizadas em rodovias, em bases da polícia rodoviária e polícia ambiental, trevos e perímetros urbanos, abrangendo o município de Campo Grande e entorno, e municípios como os da região de Fronteira, do Sudoeste, e Pantanal.
A ação concentrada nesses locais leva em conta a realização de festas públicas de Carnaval ou a grande mobilização de pessoas para destinos turísticos.
“Vamos checar a prestação do serviço das concessionárias e operadores autorizados de linha, fiscalizar também o serviço de fretamento e combater os clandestinos, que são um risco para o passageiro”, afirma o diretor de Transportes, Matias Gonsales.
Transportadores autorizados precisam cumprir os horários, a emissão de bilhete eletrônico, a oferta de ônibus em condição de higiene, limpeza e segurança, e todas as normas legais de um prestador de serviço autorizado.
Na série de operações, a Agência vai também coibir a prática de transporte clandestino. Transportadores não autorizados, seja na prática de linha regular, ou de lotação, serão autuados e poderão ter o veículo apreendido.
“A AGEMS está empenhada em garantir ao cidadão o serviço seguro, com qualidade”, destaca o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis. “Nós cobramos das empresas o atendimento correto, e os ilegais devem saber que não vamos permitir esse risco para o cidadão sul-mato-grossense”.
Clandestinidade
Já nesta quarta-feira (15), a AGEMS realizou três apreensões de transportadores clandestinos ainda antes do início oficial das operações.
Em Campo Grande, foram flagrados um veículo de passeio que fazia o trecho para Sidrolândia e um micro-ônibus que pretendia levar passageiros a Ponta Porã.
Na região norte do Estado, também foi apreendido um micro-ônibus não autorizado.
Redação