Com objetivo de aprofundar os conhecimentos em estratégias regulatórias, benchmarking e ampliar a relação internacional em práticas regulatórias sustentáveis, a Agems (Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) participa, pela primeira vez, do seminário internacional em San Carlo de Bariloche, na Argentina, com a presença de representantes de 12 países.
O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, destaca que a Agência de Regulação tem investido no intercâmbio de informações e expertise para desenvolver o melhor da regulação para Mato Grosso do Sul.
Representando a Agems, a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, destaca que o evento promove uma atualização sobre tendências e desenvolvimentos globais no âmbito regulatório com a realização de painéis que reúnem especialistas e profissionais de todo o mundo, proporcionando uma visão abrangente das tendências emergentes e dos desenvolvimentos mais recentes no campo da regulação.
“Oportunidade importante para apresentarmos as ações que estamos realizando em MS e buscar informações sobre abordagens inovadoras, novas tecnologias e desafios regulatórios enfrentados em diferentes países e setores”, explica Rejane.
Protagonista na missão de promover um desenvolvimento econômico que seja socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente viável a longo prazo, as práticas de sustentabilidade no contexto da regulação de serviços públicos figuram como tema principal nas discussões.
Isso implica em incentivar práticas sustentáveis, como a adoção de tecnologias limpas, eficiência energética, gestão de resíduos e responsabilidade social corporativa.
“A regulação sustentável incentiva a inovação e a criação de novos modelos de negócio que considerem os impactos socioambientais e busquem soluções sustentáveis, um desafio global que requer cooperação e coordenação entre países”, pontua Rejane.
Segundo a diretora, a participação no evento vem superando as expectativas pois desempenha um papel fundamental na promoção de práticas regulatórias eficazes.
Dessa forma, a colaboração internacional e o desenvolvimento sustentável em um mundo cada vez mais interconectado promove a atualização sobre tendências globais, relações institucionais, aprendizado com as melhores práticas, intercâmbio de conhecimentos, influência nas políticas e padrões internacionais, promoção da imagem da agência de MS, acesso a recursos e suporte técnico e sensibilização sobre questões globais a exemplo de tarifas sustentáveis, regulação por incentivos, benchmarking regulatório com foco nos efeitos positivos na qualidade dos serviços e contabilidade regulatória.
Redação