MS Delas

Search
Close this search box.
27°C

“Bolsonaro teria chance de resolver o problema do país se indicasse candidato certo em 2026”, afirma ex-ministro de Lula

Respeitado academicamente por suas obras sobre filosofia, o professor de Harvard e ex-ministro Roberto Mangabeira Unger, no entanto, causa bem mais controvérsias quando passa para o campo da política.

Formado em direito e ex-ministro da secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), criada especialmente para ele nos governos anteriores de Lula e no governo Dilma, Mangabeira provocou espanto recentemente quando procurou o ex-presidente Jair Bolsonaro para conversar.

Ele chegou a cogitar, no início do ano, escrever um pedido de habeas corpus preventivo para que Bolsonaro não fosse preso caso condenado em algum dos processos que enfrenta na Justiça.

Entusiasta de Ciro Gomes como uma “terceira via” nas eleições de 2022, Mangabeira hoje diz que Lula e Bolsonaro “têm o mesmo projeto” no campo da política econômica — que ele critica.

Ao mesmo tempo, defende que “ninguém é inconversável” e que Bolsonaro teria maior chance de resolver os problemas do país se apoiasse alguém “fora de seu círculo” mais próximo.

Aos 77 anos, o professor universitário continua escrevendo livros prolificamente e não cogita se afastar da política.

Em visita ao Brasil, o ex-ministro conversou com a BBC News Brasil, quando afirmou que Lula deveria apontar um sucessor e que é preciso incluir o que chama de “grande minoria evangélica” no projeto nacional.

Mangabeira disse ainda que Marina Silva “não tem apoio na Amazônia” e que seu projeto ambiental é uma “fantasia ideológica”.

Confira a entrevista completa na BBC News Brasil

Você também pode gostar...