Foto: Olga Cruz
Nesta quinta-feira (23), Mato Grosso do Sul segue sob a influência da circulação de ventos em níveis médios da atmosfera, o que mantém o tempo firme e ensolarado em praticamente todo o Estado. O dia será de predomínio de Sol e calor, com temperaturas em rápida elevação ao longo do dia prevê o Climatempo.
Pela manhã, as temperaturas já não devem ser tão amenas quanto nos últimos dias. À tarde, os termômetros sobem rapidamente, especialmente nas regiões oeste e norte, onde as máximas podem chegar a 37°C em Porto Murtinho e Ladário.
Em Campo Grande, o Sol predomina desde as primeiras horas do dia, e o calor continua intenso, com máxima prevista de 34°C. A umidade relativa do ar deve cair consideravelmente no decorrer da tarde, ficando em torno de 20% em algumas áreas — níveis considerados de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ar seco ganha força sobre grande parte do território sul-mato-grossense, principalmente nas regiões centro, oeste, leste e norte. Além disso, as rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h, podendo alcançar 70 km/h em pontos do centro-sul, interior e nordeste do Estado.
Previsão para o fim de semana
Na sexta-feira (24), uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera se mantém sobre o interior do País, garantindo a continuidade do tempo firme e das temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul. O Sol deve predominar durante todo o dia.
Em Porto Murtinho, as máximas podem atingir 39°C, enquanto em Campo Grande a temperatura pode chegar a 35°C. A umidade do ar permanece baixa, exigindo cuidados redobrados com hidratação e exposição ao Sol.
No sábado (25), a aproximação de uma frente fria e o fortalecimento de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai começam a mudar o cenário. As instabilidades aumentam principalmente nas regiões oeste, sul e sudoeste, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas no fim da tarde. Apesar disso, o calor continua predominando em todas as regiões.
Já no domingo (26), as áreas de instabilidade avançam por todo MS, trazendo chuvas mais intensas especialmente no sudoeste de Mato Grosso do Sul. A tendência é de alívio gradual no calor e melhora nos índices de umidade do ar.
Primeira Página





