Foto: Rafael Azambuja @rafa_azambuja / Meu Verde MS @meu_ver_de_ms
A última sexta-feira do inverno chega com tempo firme em Mato Grosso do Sul. A previsão indica possibilidade de chuvas rápidas e isoladas apenas no extremo nordeste do Estado. O calor predomina em praticamente todo o interior do estado, as temperaturas superam os 35 °C nesta sexta-feira (19). Em Campo Grande, o dia começa com sol forte e a máxima pode atingir os 36 °C, indica o Climatempo.
Apesar de não trazerem volume significativo, as pancadas de chuva não podem ser descartadas, especialmente por conta da maior presença de umidade na divisa com o sul de Goiás.
O calorão serão acompanhado de baixa umidade relativa do ar, variando entre 40% e 30%.
Regiões como Três Lagoas, Ponta Porã e Iguatemi exigem mais atenção: a umidade deve cair abaixo de 30%, comprometendo também a qualidade do ar. Nessas áreas do centro-sul e oeste, o Sol predomina com pouca nebulosidade ao longo de todo o dia.
Último fim de semana do inverno
No sábado (20) e domingo (21), algumas pancadas rápidas e irregulares podem ocorrer, principalmente na divisa com Mato Grosso. No entanto, os volumes seguem pouco expressivos.
No domingo, a instabilidade ganha força no extremo leste e sul, com possibilidade de chuva moderada em cidades como Ponta Porã e Dourados. Já o centro, norte e Pantanal terão tempo firme, marcado pelo calor intenso: em Campo Grande, a máxima será de 36 °C no sábado e 34 °C no domingo.
Mudanças com a chegada da primavera
A virada da estação promete trazer mudanças mais significativas. No fim do domingo e início da segunda-feira (22), uma frente fria avança pelo país e deve intensificar os ventos em Mato Grosso do Sul. Rajadas podem se aproximar dos 80 km/h, com risco de queda de árvores e estruturas no extremo sul e sudoeste.
Na segunda-feira, dia que marca o início oficial da primavera às 15h19 (horário de Brasília), a umidade aumenta e o risco de temporais cresce em várias regiões do Estado. A chuva pode ser forte e acompanhada de trovoadas, principalmente no início da semana.
Na terça-feira (23), a instabilidade diminui, mas uma massa de ar frio avança logo atrás da frente, encerrando o período de calor extremo. As madrugadas ficam mais frias, especialmente no extremo sul e sudoeste do estado, onde as temperaturas devem cair de forma mais acentuada.
Fonte: Primeira Página





