Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande entregaram na noite desta quarta-feira (13), a “Medalha Legislativa Nelson Denis de Direitos Humanos Campo-Grandense” a diversas personalidades da Capital que se destacam na luta pela defesa dos direitos dos menos favorecidos.
Em seu discurso, a filha de Nelson Denis, que empresta o nome à Medalha, Eliane Kadur Denis, destacou a importância de olhar para os excluídos, como seu pai fazia.
“É uma grande honra, todas as emoções estão à flor da pele. Nessa sessão solene se faz necessário lembrar que não é só uma questão universal de direitos humanos, mas também uma questão universal de direitos e deveres da humanidade, em que o olhar deve se voltar ao outro e não a si mesmo. Essa honraria não premia o ego, mas o olhar ao alheio, ao seu sofrimento, injustiça e incompreensão, se trata de um olhar que deve ser não individual, mas coletivo. Todos os homenageados aqui tem esse olhar, essas ações. Cada homenageado aqui representa outros tantos desbravadores”, destacou.
De acordo com Nelson Passos Alfonso, que discursou em nome dos homenageados, “a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi assinada em Paris no dia 10 de dezembro de 1948, a qual completa 75 anos, uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Graças a essa Declaração, podemos viver momentos como esse que nos trouxeram até aqui como cidadãos e cidadãs. Nossa gratidão aos vereadores, especialmente aqueles que nos deram a oportunidade de lutar pela dignidade da pessoa humana e quem no espaço e no tempo ecoaram nosso nome para outorgar essa medalha. Assim, honrados e orgulhosos, aqui estamos, para agradecer o reconhecimento do nosso trabalho na defesa e promoção dos direitos humanos”, afirmou.
Como uma das homenageadas pelo presidente da Casa de Leis, vereador Carlão, a subsecretária do Semu, Carla Stephanini, destacou sua satisfação pelo reconhecimento. “Obrigada presidente Carlão pela honrosa homenagem. Seguimos no princípio da dignidade humana para que todas as pessoas sejam tratadas com respeito, igualdade e liberdade”.
Outra personalidade homenageada por Carlão fio a vereadora Luiza Ribeiro. “Homenageamos pessoas que fazem a diferença com ações e projetos de Direitos Humanos em Campo Grande. E hoje também tive a honra de ser homenageada pelo Presidente da Câmara, vereador Carlão. Obrigada”.
A subsecretária municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Thais Helena Vieira Rosa, salientou a importância do trabalho desenvolvido pelos homenageados na garantia dos direitos humanos. “Fico muito feliz, são muitas emoções que me trazem aqui nesta noite, falando em nome do executivo, agradecer a cada um de vocês homenageados que desempenham um papel fundamental na transformação da nossa sociedade, na garantia e efetivação dos direitos e principalmente da dignidade da pessoa humana, vocês contribuem muito para o nosso município ser cada vez melhor, mais solidário, mais fraterno e mais humano”, afirmou.
O secretário de Direitos Humanos do Governo do Estado, Ben-Hur Ferreira, destacou que “os direitos humanos não envolvem apenas a questão carcerária, são direitos à vida, ao meio ambiente e outros. As políticas públicas vieram para ficar e fazem parte do Brasil. Ninguém pode ficar para trás. Que os homenageados aqui hoje possam sair daqui com mais pegada, com mais compromisso, com mais vontade de defender os direitos humanos”, afirmou.
Segundo o deputado estadual Pedro Kemp, quantas vezes ouvimos que defesa de direitos humanos é defesa de bandido. “Na verdade, nesta noite, estamos tendo plena consciência de que direitos humanos é a defesa da vida, da integridade e da dignidade de todas as pessoas, independente de cor, raça, religião, orientação sexual, ideologia política. Todo ser humano, como dita o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nasce livre em dignidade e direitos e deve ser tratado com respeito uns para com os outros, no espírito de fraternidade”, alegou.
Para o proponente da solenidade, vereador Junior Coringa, “é uma honra homenagear o Nelson Denis, que muito trabalhou e defendeu com unhas e dentes os diretos dos nossos idosos da nossa cidade, sempre visitando ativamente os asilos, os CRAS, CCI’s. Quero parabenizar vocês homenageados que são as figuras mais importantes aqui hoje, as pessoas que fazem a defesa dos direitos humanos, da criança, do idoso, do adolescente, da mulher, do LGBTQIA+, dos indígenas, da pessoa em situação de rua, juventude, política sobre drogas, promoção da igualdade racial, defesa da pessoa com deficiência e defesa dos direitos violados”, salientou.
Sobre a homenagem – A honraria foi instituída por meio da Resolução n. 1.350/21, de autoria do vereador Júnior Coringa, e assinada também pelos vereadores Dr. Sandro, William Maksoud e Edu Miranda. Ela é concedida a todos os cidadãos que tenham se destacado em ações e projetos voltados para a pauta humanística, objetivando-se à defesa de direitos pela dignidade de todos os seres humanos de forma individual e coletiva nas suas respectivas relações para com o Estado.
Redação