A Câmara Municipal de Campo Grande lançou neste mês a campanha Março Lilás, que visa a conscientização sobre a prevenção do câncer do colo de útero. No Brasil, a doença é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer.
A campanha foi lançada pela Casa de Leis com publicidade em seus veículos de comunicação oficiais. O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV (Papilomavírus Humano), chamados de tipos oncogênicos.
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos.
Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.
Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.