Nesta semana, Campo Grande será a Capital brasileira da literatura, com o Congresso Brasileiro das Academias Estaduais de Letras 2023, organizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL). O evento vai reunir cerca de vinte Academias Federativas e ainda a Academia Brasileira de Letras (ABL), nos dias 19 e 20 de outubro. A solenidade de abertura será às 9h, no auditório do Bioparque Pantanal.
Vale destacar que a programação do período da tarde de quinta-feira (19) e as atividades da sexta-feira (20), vão ser realizadas na sede da ASL, localizada na rua 14 de julho, 4653, nos Altos do São Francisco.
“A realização de um encontro para uma maior integração nacional das Academias Estaduais de Letras é muito importante para a cultura do País, e vem sendo aguardada pelos acadêmicos há um tempo. Graças à sensibilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do governador Eduardo Riedel, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e da Fundação de Cultura do Estado, vamos realizar este grandioso evento aqui em Campo Grande”, destacou o presidente da ASL, Henrique de Medeiros.
Para o secretário da Setescc, Marcelo Miranda, “a valorização da literatura como fonte do desenvolvimento cultural da população é algo que proporciona para Mato Grosso do Sul caminhos para o fortalecimento do pensamento crítico da população, além dos benefícios que isso proporciona no processo de cidadania plena”.
O diretor-presidente da Fundação Estadual de Cultura, Eduardo Mendes, destacou a importância do Congresso não ser restrito às academias. “A classe cultural vai poder participar de debates importantes para o setor, por meio das mesas-redondas que serão abertas ao público na sexta-feira”.
Entre os temas que serão abordados estão a literatura de nosso País e a importância das Academias Estaduais de Letras no incentivo às atividades da educação, leitura e nas atividades líteroculturais como um todo, bem como as suas inter-relações e aproximação com a ABL. A contextualização da atual fragmentação caótica apresentada em textos na internet, os saltos e quedas da Literatura em razão da tecnologia e a Inteligência Artificial, são outros assuntos que estão na pauta dos debates.
Redação