Foto: Olga Cruz
O tempo virou nesta segunda-feira (15) em Campo Grande. Áreas de instabilidade ganharam força sobre a região central do estado e trouxeram mudança no clima, após dias de Sol e tempo seco. Uma forte ventania também marcou cidades de Mato Grosso do Sul e chuvas isoladas foram registradas. Apesar do início do dia ter sido marcado por chuva, o calorão deve predominar na maior parte do Estado, conforme o Climatempo.
Na Capital, a manhã começou com céu encoberto, ventania e até sensação de escuridão em alguns pontos da cidade. Apesar da instabilidade, a previsão não indica grandes volumes de chuva. Segundo o Climatempo, para o período da manhã, a mínima prevista é de 23 °C, com possibilidade de 3 milímetros de precipitação.
No período da tarde, os termômetros devem subir e chegar aos 34 °C, com chance de apenas 2 milímetros de chuva isolada. Já à noite, não há previsão de chuva para a Capital.
Conforme o prognóstico, o deslocamento de um cavado atmosférico sobre o Sul do Brasil e a atuação de uma baixa pressão entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso favorecem a formação de algumas pancadas de chuva pontuais no Estado. Apesar disso, não há risco de grandes volumes acumulados.
Logo cedo, a chuva se concentrou no extremo sul de Mato Grosso, na divisa com o Paraná. A tendência, porém, é que a instabilidade perca força ao longo da manhã, permitindo a abertura de Sol em grande parte do território sul-mato-grossense. O tempo mais firme deve aumentar a sensação de abafamento. No extremo oeste do Estado, ainda há possibilidade de pancadas isoladas durante a tarde.
Próximos dias
Na quarta-feira (17), a chuva deve se concentrar no sudoeste do Estado, enquanto na quinta-feira (18) a instabilidade avança para áreas do centro, oeste e norte. Na Capital, há chance de pancadas mais regulares na quinta-feira.
A quarta-feira promete ser marcada pelo calor, com previsão de máxima de até 37 °C em Campo Grande. A partir de quinta, um novo episódio de onda de calor deve se instalar sobre o Brasil, elevando as temperaturas a valores até 5 °C acima da média climatológica. Em Mato Grosso do Sul, as máximas devem permanecer próximas dos 37 °C pelo menos até sábado (20), em pleno fim do inverno, que termina oficialmente no dia 22.
Nesta terça, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 40% em diversas cidades do centro e do norte de Mato Grosso do Sul. Esses índices não configuram alerta oficial, mas ainda estão abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: Primeira Página





