MS Delas

Search
Close this search box.
30°C

Com show de luzes, sustentabilidade e solidariedade, TCE-MS encanta com celebração inédita de Natal

Fotos: Mary Vasques

O Parque dos Poderes se transformou em um verdadeiro cenário de magia e encantamento. Com uma noite para ficar na história – apresentações musicais, espetáculo de luzes, espaços instagramáveis, espaço kids para a criançada, presépio e chegada do Papai Noel – a família do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul deu início às celebrações de Natal com um evento que emocionou as mais de mil pessoas presentes e marcou a memória de Campo Grande, na noite desta quinta-feira, 28 de novembro.

Conselheiros e autoridades prestigiaram o
Natal da Família TCE-MS

A programação da noite festiva trouxe a combinação perfeita de arte, música e compromisso com a sustentabilidade e inclusão. Autoridades se uniram às famílias para celebrar um Natal que vai além do brilho das luzes: um Natal Sustentável e Solidário.

O vice-governador Barbosinha em seu discurso emocionado

Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa [Barbosinha] parabenizou o presidente Jerson Domingos e os conselheiros pela festa de união. “Quando o Tribunal de Contas reúne as pessoas para esta celebração, que é uma celebração da vida, do renascimento, do amor, faz com que as pessoas se confraternizem e preparem os corações para a grande festa que é o nascimento do Senhor Jesus Cristo e também já preparando o espírito para a virada do ano, sempre na projeção de que esperamos que o Mato Grosso do Sul sempre esteja melhor”.

Com um olhar inovador e uma gestão pautada pela humanização e bem-estar dos servidores e da população que utiliza os serviços da Corte de Contas, a gestão do presidente Jerson Domingos e dos conselheiros Marcio Monteiro, Flávio Kayatt e conselheiros substitutos Célio Lima, Patrícia Sarmento e Leandro Lobo, têm investido na criação de projetos e programas que não atendem somente às exigências institucionais, mas também impactam positivamente a sociedade como um todo.

O corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Marcio Monteiro

“Um momento muito especial para todos nós que somos cristãos e que acreditamos que em datas como essa, nós vamos renovar o nosso espírito de solidariedade, fraternidade, buscando cada vez mais a união, o amor entre as pessoas, para que a gente possa ter uma sociedade cada vez melhor, mais humana e mais compreensiva. E, cada um estendendo seus laços de fraternidade a todos aqueles que estão próximos e também aqueles que estão mais distantes de nós”, declarou o corregedor-geral do TCE-MS, conselheiro Marcio Monteiro.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos dando boas-vindas no discurso de abertura do Natal EcoSolidário

Anfitrião da celebração, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, não escondeu a emoção e afirmou que não existem palavras para decifrar a felicidade, em proporcionar a integração das famílias dos servidores do Tribunal de Contas e chamar a atenção das crianças. “A recepção que fizemos hoje, agregou nesta noite o sentimento de amor de todos os Poderes que estiveram presentes, e tudo o que foi feito, não é só para os olhos da população, é para que o Menino Jesus se faça presente no Parque dos Poderes, em Campo Grande, no nosso Mato Grosso do Sul e no nosso Brasil. Feliz Natal! ”.

A noite de celebração foi prestigiada também pelo vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Flávio Kayatt; pelo presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan; pelo secretário da Segov, Rodrigo Perez Ramos e Willian Teixeira, representante da SAD, e ainda pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística de MS, Guilherme Alcântara; o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Luciopelo também esteve presente; o presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva; Mateus Augusto Sutana, assessor de Assuntos Institucionais da Defensoria Pública de MS; Alir Terra Lima, presidente da Santa Casa; coronel Neidy Nunes Barbosa, pelo Comando-Geral da PMMS; Eugênio Luiz Damião, da 3ª Defensoria Pública da Infância e Adolescência de Campo Grande, e os procuradores do MPC, Joder Bessa e Silva e Bryan Lucas Reichert Palmeira.

Um Rei Diferente

Seguindo um roteiro narrado pelo servidor Jorge Celeri e pela cerimonialista do TCE-MS, Andrea Azevedo, a Cantata de Natal contou a história de “Um Rei Diferente”.

Acompanhado pela Orquestra de Cordas, a celebração ao Natal começou com a apresentação feita pelo Coral da Alems que deu o tom no primeiro ato da noite festiva. Sob a coordenação da Dra. Marlene Figueira da Silva, e liderados pelo maestro Nillo Cunha, o coral contou também com a participação especial da soprano, Alice Cunha.

Ao fim do primeiro ato, os presentes foram convidados a acenderem as luzes de seus celulares e entoaram, juntamente com o coral, a música natalina “Noite Feliz”. Em seguida, o acender das luzes dos anjos da entrada principal e das luzes no Bosque do TCE-MS, emocionaram as famílias e a criançada.

Em outro espaço preparado em frente a Corte de Contas, sob a regência do maestro Ernesto Carvalho, o Projeto Fábrica do Som abrilhantou a noite com suas apresentações. O projeto idealizado pelas Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, oferece a aprendizagem de música instrumental na modalidade de instrumento de corda às crianças e adolescentes economicamente carentes na faixa etária entre 8 e 17 anos.

O Menino Jesus sendo colocado com muito carinho na manjedoura do Presépio por uma das netas do presidente da Corte de Contas

Em seguida, o acender das luzes do Presépio iluminado, localizado no centro do Bosque do Tribunal de Contas, emocionou todas as pessoas que participavam da grande festa.

Papai Noel chegou no caminhão do Corpo de Bombeiros

A noite da inauguração do Natal EcoSolidário do TCE-MS, fechou com muita empolgação das crianças e famílias, pela chegada do Papai Noel trazido no veículo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Recepcionado pelo presidente Jerson Domingos e conselheiros, a chegada do ‘bom velhinho’ marcou o acender das luzes da maior Árvore de Natal Luminosa do parque dos Poderes, com 12 metros de altura.

Sustentabilidade e Acessibilidade

O evento marcou também a inauguração do “Espaço Sustentabilidade”, um projeto idealizado pelo TCE-MS que simboliza o compromisso da instituição com práticas de governança ambiental. Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a iniciativa integra ações como a instalação de lixeiras seletivas, catalogação de espécies nativas do Bosque do TCE-MS, o incentivo ao uso de energia limpa, a adequação de calçadas e rampas de acesso ao espaço temático de Natal.

Essas práticas não apenas demonstram responsabilidade ambiental, mas também reforçam a importância da preservação dos recursos naturais e da educação ambiental. “Estamos mostrando que é possível unir eficiência administrativa e cuidado com as pessoas. Essa é uma gestão que valoriza o ser humano e promove a sustentabilidade, sempre com foco na responsabilidade social e na transparência. Nosso objetivo é transformar o Parque dos Poderes em um exemplo de convivência harmoniosa entre o ser humano e o meio ambiente”, finalizou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos.

Funcionamento

O Espaço do Natal EcoSolidário do Tribunal de Contas estará aberto à população em geral todos os dias da semana e conta com Wi-Fi gratuita, espaços temáticos como o Presépio Iluminado, fonte luminosa, além do espaço em que o Papai Noel também vai estar presente todos os dias de funcionamento, de 28 de novembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, no horário das 18h até às 22h. 

O presidente Jerson Domingos com uma pequena parte da equipe que trabalhou para que toda a magia da linda noite de celebração acontecesse

Olga Cruz

Você também pode gostar...