MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

Do Sol abrasador à ameaça da chuva, saiba como será o tempo nesta sexta-feira em MS

Foto: Olga Cruz

Mato Grosso do Sul inicia esta sexta-feira, 17 de janeiro, sob a influência de contrastes climáticos que exigem atenção dos moradores. Enquanto algumas regiões do Estado desfrutam de um dia ensolarado e quente, outras se preparam para a chegada de pancadas de chuva, principalmente durante a tarde. A Capital, Campo Grande, concentra as atenções com a previsão de calor intenso e a possibilidade de precipitações.

Em Campo Grande, a manhã tem céu claro e temperaturas amenas, na casa dos 30°C. A partir do meio-dia, a nebulosidade aumenta gradativamente, prenunciando a chegada de pancadas de chuvas isoladas, que podem se estender pela noite. A umidade relativa do ar, em níveis elevados, intensifica a sensação de calor, com termômetros podendo atingir a marca dos 37°C, com mínima prevista de 24°C.

O índice de radiação UV merece atenção, com previsão de atingir o nível extremo de 11, a exposição solar exige cautela redobrada. A recomendação é o uso constante de protetor solar com alto fator de proteção, além de chapéus, óculos de sol e a busca por lugares com sombra nos horários de pico, entre 10h e 16h.

A região sul do Estado, também deve experimentar um aumento de nebulosidade e a possibilidade de chuvas isoladas, mas com menor intensidade em relação à Capital. Já a região norte do Estado deverá permanecer com tempo mais estável, marcado por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, exigindo também cuidados com a hidratação.

A variação climática em diferentes regiões de MS é influenciada pela atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, combinada à disponibilidade de umidade em algumas áreas, enquanto outras permanecem sob a influência de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens de chuva.

*Com informações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e Climatempo.

Você também pode gostar...