MS Delas

Search
Close this search box.
25°C

Eduardo Riedel e Marcelo Miranda lançam oficialmente o 22º Festival de Inverno de Bonito  

Há poucos meses à frente daquela que chamam de  “a super pasta” –  Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Marcelo Miranda, vem promovendo uma revolução na gestão, lançando projetos e programas importantes, como o lançamento feito nesta tarde (3), junto com o Governo do Estado, de mais uma edição do Festival de Inverno de Bonito. Na coletiva de imprensa realizada na Estação Cultural Teatro do Mundo, em Campo Grande,o secretário contou ao MS DELAS a satisfação pelas diversas realizações já implementadas na Setescc.

“Estou muito feliz! Um desafio muito grande desde o início deste ano, agora com a Lei Paulo Gustavo, a reformulação do sistema, projetos culturais e com os festivais. O mais importante é que nesta edição estaremos trazendo o Festival de Inverno de Bonito com uma roupagem nova. Com mais tecnologia, e atividades para as crianças. Com certeza será mais uma edição de sucesso”, afirmou Marcelo Miranda que ainda destacou a transparência de todas as ações da Setescc. 


“Estamos fazendo o evento com bastante transparência, com economicidade, uma redução significativa dos custos em relação aos anos passados. A equipe da Fundação de Cultura está super empenhada em reduzir custos e trazer um evento com muita qualidade para a população”, revelou.

Novidades no Festival 

O lançamento contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, e de outras autoridades, como a conselheira aposentada do TCE-MS, Marisa Serrano.

O governador Eduardo Riedel falou sobre as críticas em relação às atrações nacionais selecionadas. “Sempre tem as criticas bem-vindas, mas tem para todos os gostos e essa é a beleza do festival, porque as pessoas de fora estão vindo para conhecer aquilo que a gente pode mostrar de melhor, como a nossa cultura”, explicou.


“A programação está super democrática, inclusive atendendo ao pedido que recebemos em audiência pública que é uma coisa bastante questionada, a questão do sertanejo, no último dia teremos o Trio Parada Dura, que é uma expectativa da população que a gente também ouviu na audiência pública”, explicou Marcelo Miranda que as mudanças na programação do festival foram com base nos pedidos recebidos por meio de audiência pública.

Na última terça-feira (1º), foi realizada uma Chamada Pública convocando artistas para se apresentarem no festival. Artistas regionais poderão se inscrever nas categorias: música (12 Vagas), dança (4 vagas), teatro (4 vagas), circo (4 vagas) audiovisual (4 vagas), cultura urbana (6 vagas), live painting (4 vagas), moda (10 vagas) e artes visuais (10 vagas).


“Nós vamos valorizar esse ano a participação dos artistas da cidade, inclusive o edital está aberto para participações regionais. É importante destacar isso para que a gente feche a programação regional também”, afirmou o secretário.

A 22ª edição do festival está com data marcada para acontecer entre os dias 23 a 27 de agosto, tendo um dia a mais de duração em relação às edições anteriores. O evento contará com shows musicais, espetáculos, teatro, dança, circo, arte, tecnologia, interatividade, cenografia, atrações infantis e outras atividades paralelas.

Mais novidades 

Outra atração é o Corredor de Economia Criativa que terá produtos oriundos de produtores de Mato Grosso do Sul, como gastronomia e artesanato. Criatividade, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação: todas essas características podem ser encontradas nos produtos desenvolvidos por nossos empreendedores da economia criativa.

“Terá um espaço específico da economia criativa, nós já estamos trabalhando os encontros regionais para a gente fechar o plano estadual. O festival tem um papel muito importante, pois atrai a população, gera renda e qualifica nossos artesãos, músicos para que eles possam ter renda de uma forma organizada”, destacou Marcelo Miranda.

No lançamento, o governador Eduardo Riedel revelou que foram mais de R$ 7 milhões investidos diretamente na 22ª edição do festival, além das parcerias com uma série de outras instituições. “Mais importante que este recurso aplicado, é a certeza de que ele retorna para o Estado em forma de movimentação econômica e reafirma a cultura de Mato Grosso do Sul”, explicou.

Novidade para as crianças 

Nesta edição de 2023, a principal novidade é o Festival Bonitinho, com atrações direcionadas às crianças. Estão confirmados “Mundo Bita”, no dia 25, sexta-feira, e “Palavra Cantada”, no sábado, 26.

Mundo Bita é um projeto de entretenimento infantil criado pelo músico e designer pernambucano Chaps Melo em 2011. Desde então, já lançou dezenas de singles musicais que arrecadaram diversas certificações de Ouro, Platina, Diamante e Diamante Duplo, com milhões de singles vendidos.

Já a dupla Palavra Cantada, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, une em seu trabalho música, brincadeira e educação desde 1994.

“Envolver as crianças no ambiente de cultura e arte é o exercício da cidadania plena, desde o início, começar a introduzir as crianças na poesia, pintura, música, ajudar as crianças a desenvolver essas habilidades artísticas”, afirmou Riedel.

Olga Cruz

Você também pode gostar...