MS Delas

Search
Close this search box.
30°C

Eduardo Riedel e personalidades do Agro são homenageados com Medalha “Tereza Cristina”

O governador Eduardo Riedel, à frente da atual administração do Estado desde o início do ano, tem atuação voltada para gerar emprego e renda aos sul-mato-grossenses com metas que incluem atração de capital privado e qualificação da mão de obra. Com atuação importante, Riedel foi um dos homenageados com a “Medalha Tereza Cristina Liderança no Agronegócio”, na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite desta sexta-feira (6).


“Cada homenageado, em algum momento, deu grande contribuição para o Mato Grosso do Sul. Agradeço ao vereador Claudinho Serra e a Câmara Municipal. Acompanho de dentro a transformação que o agronegócio passou. A senadora Tereza Cristina faz por merecer a homenagem em vida, pois ela ajudou a transformar e fez a diferença para o Brasil”, disse Riedel, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel.


Além do governador – homenageado pelo vereador Claudio Serra Filho -, a sessão solene homenageou outros 45 líderes políticos, empresários, pesquisadores e profissionais que se destacaram por sua liderança e visão estratégica no âmbito do agronegócio.

O agronegócio figura entre os principais pilares econômicos de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O Estado se destaca como uma das potências do segmento, com projeção para ocupar o 7° lugar em VPB (Valor Bruto da Produção) em 2023, segundo dados do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Essa posição só é possível graças à expectativa de crescimento de 13,49% do setor em comparação ao ano anterior, segundo a Carta de Conjuntura da Agropecuária.


A senadora Tereza Cristina agradeceu a homenagem e destacou o papel do Estado no agronegócio brasileiro. “É uma honraria que não esperava receber, ainda mais em vida. Fico muito feliz. Essa medalha vai para todos aqueles que produzem nesse Estado e tem na sua agropecuária toda essa pujança e traz riqueza para o nosso Estado, que bate recordes e produz cada vez mais, com tecnologia e sustentabilidade. É um Estado que é protagonista nesse setor”, afirmou.

Falando em nome dos homenageados, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Marcelo Bertoni, destacou a união da categoria. “O trabalho de vocês é um diferencial e é reconhecido pela coletividade. É muito difícil largar a família, suas casas, e atender o desejo de outras pessoas, que, muitas vezes, não é o nosso. Este é o diferencial que os trouxe até aqui. As coisas não vêm por acaso. Ninguém trabalha para ganhar uma homenagem tão bonita dessa, com um nome tão representativo. Vai ficar marcado na memória de todos nós”, afirmou.

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, ressaltou a importância do agronegócio para o Estado. “A matriz econômica do nosso Estado é o agronegócio. Essa possibilidade de homenagear pessoas que ajudam nesse setor é de extrema importância. Estou muito feliz em receber essa homenagem e é um motivo para que possamos trabalhar cada vez mais, entregar cada vez mais ao nosso Estado. É motivo de muito orgulho estar aqui”, afirmou.

Presente na solenidade, a prefeita Adriane Lopes afirmou que a homenagem é mais que justa aos que ajudam no desenvolvimento da cidade e do Estado. “Nossa Capital é pujante e a produção da nossa Campo Grande tem sido referência para o País graças a vocês, produtores e produtoras, que contribuem com a cidade. Seus feitos impactam vidas em todo o País. A todos, parabéns e desejo que continuem avançando e nos ajudando a fazer de Campo Grande a capital das oportunidades”, discursou.

Representando a Alems, o deputado estadual João César Mattogrosso falou da alegria em receber a honraria. “Essa noite é muito especial. Fico honrado de poder estar retornando à essa Casa. Talvez eu nem seja merecedor dessa homenagem. E, quando olho aos homenageados, penso e repenso se era pra estar aqui recebendo. O agro é a mola propulsora do nosso País e Mato Grosso do Sul é reconhecido pela tecnologia empregada na agricultura e na pecuária. Reconhecer essas pessoas é motivo de muito orgulho”, disse.


Medalha Tereza Cristina

A partir de agora, a medalha será concedida anualmente às pessoas que se destacam por promover o crescimento e a modernização do agronegócio, seja por meio do trabalho ou da pesquisa. Em alusão ao aniversário da senadora Tereza Cristina – que dá nome a homenagem –, dia 6 de julho, às demais edições serão realizadas na semana correspondente a essa data.

Para a senadora Tereza Cristina, o desempenho do agronegócio estadual é fruto da dedicação e competência daqueles que atuam no campo, produtores, agricultores familiares, empreendedores, associações e gestores que apoiam o setor com políticas públicas corretas.

Eleita senadora em 2022, Tereza Cristina é campo-grandense, formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Administrou diversas propriedades rurais e geriu uma grande empresa do segmento em São Paulo. Na década de 1990, integrou a diretoria da Famasul.

No ano de 2007 assumiu o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo de Mato Grosso do Sul, onde permaneceu por sete anos. Seu trabalho ganhou notoriedade ao consolidar o crescimento de cerca de 60% no salário médio do setor, devido a abertura de 172 mil novos postos de trabalho e 15 mil novas empresas no período.

Eleita em 2014, Tereza Cristina foi deputada federal por MS, presidindo a Frente Parlamentar do Agronegócio e já foi considerada uma das dez melhores parlamentares do Brasil pelo Prêmio Congresso Em Foco.

Ainda enquanto deputada federal, em seu segundo mandato, assumiu em 2019 o desafio de ocupar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assegurando expressivos recordes para o País como mais de R$ 300 bilhões em créditos, dos quais, R$ 60 bilhões destinados aos pequenos produtores, registrando maior volume da história.

Redação 

Você também pode gostar...