Fotos: Redes Sociais e Saul Schramm
O Sudoeste de Mato Grosso do Sul foi palco, no último fim de semana, de uma demonstração de força política e compromisso administrativo. O ex-governador e atual presidente regional do PL, Reinaldo Azambuja, cumpriu uma extensa agenda nos municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna. Ao lado do governador Eduardo Riedel (PP), Azambuja consolidou sua posição como o principal articulador do modelo municipalista que revolucionou a gestão pública no Estado.
A agenda começou com uma visita de cortesia ao amigo, o prefeito de Jardim, Guga Sarti. O encontro reforçou a habilidade de Azambuja em manter laços estreitos com as lideranças locais, garantindo que as demandas da população cheguem diretamente ao centro das decisões governamentais.




Entregas em Guia Lopes e Jardim
A comitiva, integrada por Riedel, Azambuja, deputados e lideranças do Estado, entregou em Guia Lopes da Laguna investimentos que somam R$ 9,8 milhões. As obras de pavimentação e drenagem nas ruas 15 de Novembro e Castro Alves, além da nova ponte de concreto sobre o Rio Feio, simbolizam o fim de problemas históricos como a poeira e o isolamento rural.
“Esse é o trabalho que estamos fazendo nos municípios para ajudá-los a se estruturar, seja na pavimentação, saneamento, equipamentos de educação ou saúde. A gente tem visto melhorias nos 79 municípios do Estado, acompanhando o crescimento e desenvolvimento. Guia Lopes tem recebido um volume de investimento muito grande por parte do Estado, por parte do privado, gerando grandes oportunidades para as pessoas”, disse Eduardo Riedel.

Em Jardim, o destaque foi a inauguração da revitalização de unidades escolares e das obras de acesso ao Instituto Federal e ao Núcleo Industrial. Azambuja ressaltou que essas conquistas são frutos de um planejamento iniciado em sua gestão e que ganha continuidade e vigor no governo de Eduardo Riedel.
A presença de Reinaldo Azambuja nas entregas não é apenas protocolar; ela chancela o sucesso de um projeto político que prioriza as 79 cidades do Estado. “Isso faz parte do projeto que nós idealizamos e que o Riedel continuou: o Governo Presente. E eu fico muito feliz de participar dessa confraternização que foi a receptividade de todos aqui, a alegria das pessoas em receber esses belos investimentos e principalmente a gratidão pelo carinho da população de Jardim e de Guia Lopes, em um especial aqui do sudoeste do nosso querido Mato Grosso do Sul. Grande abraço para vocês”, declarou o ex-governador.
A agenda também serviu para anunciar novos avanços para o futuro breve: Jardim receberá, em breve, um núcleo de hemodiálise e um centro de diagnóstico, consolidando a regionalização da saúde — outra bandeira defendida com vigor por Azambuja.

Entrevista
Em entrevista concedida a Rádio Laguna FM, Reinaldo relembrou a trajetória de inovação na educação sul-mato-grossense. Mentor do projeto das escolas de tempo integral, ele destacou o salto qualitativo na rede estadual.

“Quando iniciamos em 2015, não tínhamos nenhuma escola neste modelo. Hoje, 60% são em tempo integral. Isso melhora o IDEB e o conhecimento, mas também valoriza nossos colaboradores: merendeiras, professores e vigias. É uma mudança de perfil que faz toda a diferença para o futuro. Então são programas estruturantes. Que foi idealizado por nós e o Riedel estava junto nessa época como Secretário de Governo e que dão bons frutos, bons resultados, porque quando você melhora a estrutura da escola, você melhora para o aluno, que estuda, mas principalmente para os nossos colaboradores. A merendeira, o que cuida da escola, o vigia, os professores. Todos eles melhoram a estrutura da escola”, afirmou Azambuja.
Ao final do dia, o cenário em Jardim e Guia Lopes deixou claro que a parceria entre a experiência de articulação de Reinaldo e a execução técnica de Riedel permanece sendo o motor do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul.
Olga Cruz





