Com o auditório com sua capacidade máxima, o sucesso do 1º Encontro de Mulheres Empreendedoras realizado na noite desta terça-feira, 1º de março, reuniu no Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano – Faculdade Insted, mais de 500 mulheres, entre personalidades e autoridades de renome do Estado de Mato Grosso do Sul e do País.
A idealizadora do encontro e diretora do Insted, Neca Chaves Bumlai, falou com exclusividade ao MS DELAS e expressou sua satisfação pelo sucesso e grande adesão ao evento.
“Estamos muito felizes em promover este encontro que na verdade tem como foco principal inspirar outras mulheres a descobrirem que são empreendedoras. Hoje, várias empresárias vão trazer aqui as suas experiências de vida, seus desafios e dificuldades e as vitórias também, para essa grande troca de experiências”, declarou.
Dando seguimento à programação, os dois painéis contaram com a participação de mulheres que compartilharam suas histórias de vida, de luta até chegar à conquista do sucesso. Discussões sobre o papel da mulher no empreendedorismo e como isso tem impactado a transformação social, profissional e econômica do País foi também amplamente abordado.
Com excelência e de modo informal, a Subsecretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a advogada Carla Stephanini, mediou o 1º painel da noite que trouxe como tema – “A liderança de mulheres no fortalecimento do empreendedorismo”.
Carla explicou que o evento é importante para que as instituições tenham o olhar para promover e garantir os direitos das mulheres. “É fundamental que a gente possa fortalecer as políticas públicas e para mim é uma honra estar aqui hoje mediando esse painel”, declarou Carla.
A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, compartilhou sua experiência quando conheceu o marido na faculdade no Rio de Janeiro, o atual governador Eduardo Riedel, e expressou sua gratidão. “Estar nesse evento, poder compartilhar e ouvir experiências de mulheres que fazem a diferença na sociedade”.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes lembrou quando seu pai fabricava sorvetes e ela vendia em seu carro pelos bairros de Campo Grande. “Meu avô me dizia que ‘quem não lê será comandado por aqueles que leem’, e hoje aqui vejo que como eu, todas as mulheres aqui buscaram nos estudos, qualificação e conhecimento”.
Participaram também do 1º painel a empresária co-fundadora do Laboratório Sabin, Janete Vaz; a presidente do Conselho Feminino da FIESP, Marta Lívia Suplicy, e Ana Claudia Badra Cotait, presidente nacional do CMEC.
O painel 2 abordou “A trajetória e os desafios da Mulher Empreendedora” e foi mediado por Maristela França, idealizadora do Projeto Sebrae Delas. A mesa contou com o compartilhamento de experiências de Teresa Cristina Vendramini, presidente da Associação Rural Brasileira; participando virtualmente esteve Chieko Aoki, CEO e fundadora da rede de hotéis Blue Tree Hotel; Beatriz Branco, proprietária da marca de chocolates Angí e Eliene Amorim, presidente da BPW/CG, também compartilharam suas experiências de sucesso e empreendedorismo.
Presente no encontro, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia (PGE), falou ao MS DELAS que o encontro é uma excelente oportunidade para ver mulheres que inspiram.
“Não há nada mais libertador que a autonomia, a sua liberdade, enfim, encontrar o seu dom, a sua capacidade e é isso que a gente busca. Mulheres que vieram aqui dividir as suas experiências de vida, profissional, acadêmica e familiar. Que a gente possa multiplicar essa experiência e plantar essa semente em cada mulher aqui hoje”, destacou Ana Ali.
Homenagem
Um dos momentos mais emocionantes da noite, foi a entrega do prêmio Tarsila do Amaral que homenageou a querida professora Reni dos Santos, mais conhecida como “Tia Reni” do Colégio Mace. Acompanhada do marido, Professor Pedro Chaves, Tia Reni recebeu o prêmio das mãos da amiga Ana Claudia Badra.
Olga Mongenot