A atuação que tem garantido a qualidade do fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul é resultado da capacidade técnica da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agems) na verificação da prestação do serviço. Em mais uma iniciativa para aprimorar conhecimento e trocar informações, a equipe responsável participa nesta semana do IX Encontro Nacional de Fiscais da Distribuição (Enafid), promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, e que conta com profissionais de agências conveniadas do todo o País.
Engenheiros, economista e o diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter Almeida da Silva, participam do evento, que conta também com a ouvidora da Agência, Cristiane Leite.
Um dos temas em discussão é a contribuição das agências estaduais, como a Agems, ao modelo de fiscalização responsiva. É um modelo adotado pela Aneel e conveniadas nos últimos anos, em que as fiscalizações são planejadas conforme a resposta dos agentes aos comandos regulatórios: o serviço começa sendo verificado pelo Monitoramento, seguido de Análise, Acompanhamento e Ação Fiscalizadora.
Conhecimento e resultados
A Agência de Mato Grosso do Sul tem obtido o constante reconhecimento pelo desempenho na fiscalização e também da gestão do convênio, sendo uma das mais antigas delegadas da Aneel.
“Sem dúvida, isso é resultado da capacidade da equipe, que especialmente na atual administração tem sido valorizada”, conta o diretor Valter. Pela primeira vez, todo o nosso quadro diretamente ligado à fiscalização está presente no Enafid, o que é essencial para atualização e intercâmbio de conhecimento”.
“Investir na capacitação dos nossos servidores é uma prioridade, e os resultados vão refletir nos serviços prestados à nossa população”, pontua o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.
Nesta quinta-feira (18), os paineis incluem temas como Qualidade X Tarifa e Custo Operacional, Acompanhamento dos Planos de Resultados de Continuidade, e Proposta de Padronização das informações sobe Interrupções por Situação de Emergência.
Na sexta-feira, o Enafid abre espaço para contribuições ao Novo Modelo de Descentralização.