MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

Falta de patrocínio pode afastar atleta de MS da Copa Pan-Americana no Peru e diminui chances de ouro para o Brasil no judô 

Faltando 23 dias para a realização da Copa Pan-Americana Sub-15 que será no dia 12 de julho, em Lima (Peru), a atleta sul-mato-grossense, Ágata da Mata, representante feminina com chance real de ouro para o Judô do Brasil, pode ficar de fora da competição por falta de patrocínio. Medindo 1,85 de altura e com apenas 13 anos de idade, Ágata conquistou medalha de ouro em todos os campeonatos em 2022, e no mês de maio deste ano, conseguiu a classificação para representar o Brasil na Copa. Pela pouca idade, ela ainda não pode ser enquadrada para receber a Bolsa Atleta. 

Diagnosticada com bipolaridade depressiva em 2021, Linda Ágata da Mata Corrêa, ingressou no judô por causa do irmão (Cauã Maximus) que treinava na academia Judô Futuro, e também para ocupar o tempo ocioso, enquanto aguardava seu irmão terminar o treino. 

Linda Ágata com sua mãe, Chesta.


“O professor Alessandro Nascimento a observou, e vendo seu porte físico e estrutura corporal, disse que faria da Ágata uma ‘campeã mundial’. Graças a Deus e aos treinos no judô, hoje minha filha não apresenta mais nenhum dos sintomas da bipolaridade depressiva. Mas, apesar disso quase se concretizar, a falta de patrocínio neste momento está sendo um grande empecilho”, conta Chesta da Mata, mãe da atleta, que ainda lamenta, dizendo que em 2022 ela também conseguiu se classificar, mas não pôde participar devido à falta de condições financeiras (patrocínio). 

De acordo com Chesta, a atleta que é nascida em Campo Grande-MS, e filha também de Allison Diego Rodrigues Corrêa (pai que mora na Paraíba), no ano de 2021 quando foi descoberta, treinou durante apenas 8 meses, e mesmo assim, conseguiu vencer todos os campeonatos de 2022, na categoria sub-15, acima de 70 kg.

Ágata da Mata já ganhou: 

Em 2022

*8 campeonatos estaduais em 1º lugar;

1° lugar no Meeting; 

1° lugar na  seletiva região Centro-Oeste, valendo vaga para o Brasileiro de 2022; 

1° lugar no Brasileiro de 2022 sediado em Curitiba, que valia vaga para o Pan-Americano de 2022;

1° lugar na  seletiva para os Jogos estudantis Brasileiro;

E ficou em 3° lugar no Brasileiro Estudantil, realizado no Rio de Janeiro.


Em 2023

1° lugar no Torneio, com início sediado em Campo Grande;

1° lugar no Meeting Estadual de 2023, também realizado em Campo Grande; 

1° lugar no Brasileiro Regional, sediado em Brasília;

1° lugar Estadual por Equipes sub-15 sediado em Campo Grande; 

1° lugar na Copa Judô Futuro 2023;

1° lugar na Copa Ponta Porã, sediado em Pedro Juan Caballero; 

1° lugar na  seletiva municipal dos Jogos Escolares;

1° lugar na Seletiva Nacional, conquistando a classificação para o Pan-Americano 2023, que será realizado no próximo dia 5 de julho em Lima, Peru. 


“Linda Ágata já fez balé, Taekwondo, futebol, natação, e nada a agradou como um esporte a ser trabalhado com mais afinco. Já no judô ela evoluiu e está em ascensão rapidamente. Em muitas lutas, ela finaliza em até 10 segundos de duração”, conta a mãe da atleta que ainda revela que por meio das Redes Sociais vem tentando arrecadar o dinheiro necessário para que a atleta consiga participar do campeonato Sub-15 que começa agora em julho. 


“Temos tentado contar com a ajuda dos amigos e conhecidos por meio de doações via PIX, mas está muito fraco, porque o valor é alto”, conta Chesta da Mata.


Na verdade, a atleta de Mato Grosso do Sul, precisa com urgência do valor total de R $11.000,00 (onze mil reais) – valor que inclui passagens aéreas, e o translado dentro país. 

*Informando que, Chesta da Mata, mãe da atleta, nos procurou e pediu a nossa ajuda. Após levantamento de informações comprovando a veracidade do caso, e como a prática de nosso portal de notícias é o apoio às causas sociais, e principalmente às mulheres, o Portal de Notícias MS DELAS apoia a causa.

Serviço

Quem puder ajudar com PIX ou se quiser falar com a mãe (Chesta) da atleta que é menor de idade, pode fazer pelo contato – 67992029069.  

Olga Mongenot

Você também pode gostar...