Hoje, 11 de outubro, celebramos o aniversário de nosso lindo Estado de Mato Grosso DO SULLL! É assim que todo sul-mato-grossense responde, ou melhor, completa a frase de quem sempre vem de “fora” e que quando parafraseia o nome de nosso Estado, se esquece que ele existe há 46 anos, por meio da Divisão do Estado, ocorrida no dia 11 de outubro de 1977.
O estado recebeu esse nome devido a ter se separado de Mato Grosso e por estar localizado ao sul da região.
Por volta da década de 1950, já era inquestionável o aumento da importância do leste do estado, uma vez que o Bolsão Sul Mato-grossense começava a exercer influência política a nível estadual, tanto no norte, quanto no sul. Essas demonstrações de poder que se iniciaram com a candidatura de Filadelfo Garcia à Câmara dos Deputados do Brasil se confirmaram com a eleição do engenheiro e visionário político Pedro Pedrossian ao governo de Mato Grosso em 1965.
O governo federal, com base na lei complementar nº 20, estabeleceu, em 1974, a legislação básica do para a criação dos estados e territórios brasileiros, reacendendo, assim, a campanha pela autonomia do sul-mato-grossense.
Em 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a Lei Complementar 31, que criou o Estado de Mato Grosso do Sul, em área desmembrada do estado de Mato Grosso. Já em 1 de janeiro de 1979, tomaram posse os deputados eleitos, em 15 de novembro de 1978, para a Assembléia Legislativa e Constituinte de Mato Grosso do Sul, conforme previsto na LC 31. O primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, servidor público do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), autarquia federal hoje extinta, foi nomeado pelo presidente Geisel, de acordo com a mesma Lei Complementar.
A origem do termo Mato Grosso é incerta, acredita-se que o seja originário da palavra guarani Caaguazú (Kaa bosque, mata e Guazú grande, volumoso), que significa literalmente Mato Grosso.
Linguisticamente, o nome Mato Grosso do Sul se faz acompanhar por artigo definido, como acontece com nomes geográficos derivados de termos genéricos: “o Mato Grosso do Sul”, “o Rio de Janeiro”, “o Espírito Santo”. Entretanto, este uso é contestado e há quem prefira eliminar o artigo definido: “em Mato Grosso do Sul”.
Quer seja “em” ou “o”, o fato é que nosso jovem Estado de Mato Grosso DO SUL, faz aniversário nesta quarta-feira (11), e com muita alegria, ao longo dos anos, juntamente com todos os irmãos oriundos de outros estados País, e até de outros países, fazem desse lindo Estado, o melhor para se viver.
Com muito orgulho, somos sim, SUL-mato-grossenses!
Olga Cruz





